Vacinação para meninas contra o HPV está sendo realizada

Saúde e Bem Estar

Nesta segunda-feira (10), o Sistema Único de Saúde (SUS) começou a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humana (HPV) para as meninas de idade entre 11 e 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país.

SESC

De acordo com o Ministério Público, a dose estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, lembrando que a vacina ajuda proteger e prevenir contra o colo de útero.

Para ser vacinada na escola, a menina precisa da autorização do responsável e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Os pais que discordarem da vacinação devem preencher um termo de reclusa. O Ministério da Saúde irá orientar as secretarias estaduais e municipais para que tracem em suas estratégias de imunização no ambiente escolar.

Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos. O objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas entre 9 e 13 anos no país

Para a garantia da proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira 5 após o inicio do ciclo.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relações sexuais, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. No Brasil, a vacina aplicada protege contra os 4 tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18, sendo que os dois primeiros estão ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% de câncer de colo do útero.

No ano de 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência de colo de útero, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Fonte: G1 – Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.