Governo de Goiás lança programa que levará mais de 2 mil goianos para o exterior

Governo de Goiás lança programa que levará mais de 2 mil goianos para o exterior

O Governo de Goiás lança, nesta quarta-feira (12), às 11h, no Hub Goiás, em Goiânia, o programa Goiás Pelo Mundo. A iniciativa quer oferecer oportunidades internacionais de estudo e pesquisa para mais de 2 mil goianos nos próximos cinco anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detran GO

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e integra o Goiás Social. Ele conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e do Instituto Trajetórias, que recebe suporte das fundações Lemann e VélezReyes+.

Entre as primeiras ações, 39 estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) viajarão para Sydney, na Austrália, em janeiro de 2026. O intercâmbio vai durar um mês e todas as despesas serão custeadas pelo governo estadual. Além disso, o estado pretende enviar 200 estudantes por ano ao exterior até 2030.

O programa também oferecerá 150 bolsas de mestrado em algumas das 100 melhores universidades do mundo, como Yale (EUA), University College London (Reino Unido) e McGill (Canadá). Além das bolsas, a iniciativa criará oportunidades para pesquisadores e servidores públicos participarem de missões técnicas e eventos internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essas ações, o governo busca fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia, cultura e educação profissional em Goiás. Segundo a Secti, o Goiás Pelo Mundo ajuda a formar profissionais mais qualificados e amplia a presença do estado em projetos de alcance global.

Assim, o programa reforça o compromisso de Goiás com a formação de talentos e com o desenvolvimento de uma geração pronta para os desafios do futuro.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.