De Casa Nova Dicas

Tudo sobre Tela de Proteção para Janela: Materiais, Exigências e Como Instalar

Quem mora em apartamentos e adora gatos, sabe o quanto é importante instalar telas de proteção para janela. E para ajudar você a entender como fazer isso, trouxemos muitas dicas nos tópicos abaixo!

Quem mora em apartamentos e adora gatos, sabe o quanto é importante instalar telas de proteção para janela. E para ajudar você a entender como fazer isso, trouxemos muitas dicas nos tópicos abaixo!

Ter pets, crianças ou idosos em casa sempre pede cuidados especiais. E um dos principais pontos de atenção para quem mora em apartamentos, são as janelas, uma das principais causas de acidentes e mortes. Por isso, a necessidade de contar com telas de proteção para janela, garantindo que essa preocupação seja excluída de sua rotina, é importantíssima.

Pensando nisso, hoje trouxemos um artigo com boas dicas sobre como escolher os materiais certos para redes de proteção, como instalar telas de proteção e muitas outras dicas que valem a pena saber para evitar possíveis imprevistos no dia a dia.

Por isso, convidamos você a seguir conosco, olhar cada um dos tópicos e anotar as principais informações importantes para você e sua família. Temos a certeza de que essa escolha será muito mais importante do que você imagina. Aproveite e inspire-se!

Como escolher o material para a rede de proteção

Foto: Divulgação/Internet

Percebeu a necessidade de ter redes de proteção nas janelas de sua casa? Então perceba algo importantíssimo: economizar no tipo de material pode ser uma péssima escolha. Portanto, evite materiais reaproveitados ou de baixa resistência. Lembre-se de que uma das funções das redes de proteção é a de justamente evitar o peso despendido sobre elas — e não apenas bloquear o vão livre das janelas.

O ideal é que a tela de proteção escolhida suporte cerca de 500 kg por m2. Ou seja, o melhor a se fazer é evitar materiais de menor qualidade ou que sejam fabricados com soluções alternativas, como plásticos, varais e etc. O material recomendado para esses produtos é o polietileno, que suporta grande resistência e podendo chegar a dez anos de durabilidade.

Se você deseja instalar redes de proteção para gatos, observe as dimensões da malha. Para filhotes é recomendada a rede de 3 cm. Já para gatos adultos é possível optar pela rede de 5 cm que atrapalha menos a visão.

Existem ainda diferentes opções de cores de telas de proteção para janela, como branca, preta e areia. Ao escolher a sua, veja o que mais se adequa ao seu apartamento e procure se informar se não há alguma exigência específica do edifício em que reside.

Onde instalar uma rede de proteção?

Foto: Divulgação/Internet

Onde houver aberturas que estejam em grandes alturas, é necessário instalar uma rede de proteção. Em apartamentos ou sobrados, o ideal é que sacadas, janelas e varandas sempre tenham suas aberturas externas protegidas.

Além disso, se houverem crianças em casa, é importante pensar em telar a lateral das escadas, piscinas e até mesmo cercando jardins.

O ideal é que seja realizada uma verificação completa na casa onde sejam identificados possíveis locais de riscos para idosos, crianças e animais pequenos. Na dúvida, proteja com tela. É melhor antecipar a proteção do que esperar que os acidentes aconteçam.

É possível instalar redes de proteção em todas as janelas?

Foto: Divulgação/Internet

Não. É necessário ver os tipos de janelas que você tem em casa antes de sair instalando as telas de proteção. É dessa maneira que a instalação será a mais segura possível e ainda não prejudicará a estética de sua casa. De maneira geral, vale entender que o formato da sua janela influenciará bastante no resultado.

Para janelas mais tradicionais, com formato oval, quadrado ou retangular, é possível instalar a tela de proteção de maneira que o fios acompanhem e se ajustem ao desenho da abertura.

Para telar uma janela do tipo veneziana, é interessante observar se há necessidade de incluir uma rede no espaço entre veneziana e vidro. Se houver essa possibilidade, instale a rede de proteção do lado externo da casa.

Se o seu tipo de veneziana for do estilo sanfonada, o ideal é que a tela seja instalada logo após o vidro, verificando se há espaço para as redes serem distribuídas em ganchos internos.

Já se a janela for do tipo que desliza lateralmente, o ideal é instalar a tela de proteção na parede externa, o que facilitará possíveis manutenções e limpezas na janela.

Por outro lado, para colocar tela de proteção em janela basculante, que é um tipo muito utilizado em locais como a lavanderia, o banheiro e até mesmo na cozinha, o ideal é que a instalação da tela seja nas paredes internas da casa. Nesse caso das janelas basculantes, a instalação interna é fundamental para que, ao abrir as janelas, a rede de proteção não seja tensionada e não corra o risco de se desgastar rapidamente.

Como instalar rede de proteção

Foto: Divulgação/Internet

Antecipadamente, dizemos que o ideal é contar com empresas especializadas nesses tipos de soluções. É com a experiências de bons profissionais que as redes serão instaladas de maneira mais firme para evitar quaisquer tipos de acidentes. A instalação deve cumprir normas da ABNT com espeficicações de materiais, exigências de instalação e manutenção.

Contudo, se você já tomou a decisão de fazer isso, separe a tela e os ganchos de segurança. Vamos lá? Confira o passo a passo para instalar uma tela na janela:

Você precisará de:

  • Tela de proteção no nível de segurança escolhido
  • Ganchos galvanizados
  • Corda naval
  • Tesoura

Passo a passo:

  1. Primeiramente, analise o desenho estrutural da parede onde os ganchos e a tela serão instalados. Leve em consideração que, dependendo do tipo de estrutura da parede, serão necessários diferentes tipos de ganchos. Outro ponto importante é o de que um gancho de sustentação deve ser instalado a cada 30 cm de rede. Caso a proteção seja destinada aos gatos, considere diminuir essas distâncias.
  2. Separe buchas de número 6, demarque os locais onde serão instalados (lembre-se da distância máxima de 30 cm.) e use uma furadeira para realizar os furos para que os ganchos sejam fixado nessas buchas.
  3. A instalação deverá ser feita com ganchos galvanizados. Use um alicate para rosquear os ganchos nas buchas para que a segurança seja maior e para evitar possíveis quebras adicionais à parede.
  4. Comece a instalação da tela. Para isso, encaixe-a nos ganchos conforme as instruções do fabricante. Fique atento: o tipo de tela pode variar conforme o nível de segurança necessário. No caso de gatos, por exemplo, o nível de proteção exigido para a rede é o de número 5.
  5. Com muito cuidado, retire os excessos da tela. Desenhe uma linha única para remover essas sobras, evitando assim que o nível de proteção da tela não seja comprometido. Dica: Jamais corte os fios antes dos nós.
  6. Utilize um cordão naval branco de 4 mm nos ganchos galvanizados, fazendo com que o cordão também passe pela rede de maneira alternadamente, ou seja, uma vez por dentro da rede, outra vez por fora dela. Assim, a instalação terá uma sustentação maior em toda a estrutura. Por fim, dê nós seguros no fio que ficará no primeiro gancho galvanizado.
  7. Para finalizar, estique bem o fio de maneira que crie uma tensão. Remova o excesso e prenda uma das pontas com um nó entre um dos ganchos galvanizados e a base da tela. Faça testes jogando materiais com um pouco mais de peso sobre a tela, como bolas e outros objetos sem pontas. Com isso, sua rede de proteção estará seguramente instalada.

Como fazer a manutenção de uma rede de segurança

Foto: Divulgação/Internet

Evite utilizar produtos abrasivos para a limpeza. Use somente água e sabão neutro em um pano macio. Além disso, a rede jamais deverá ser instalada em locais com grande intensidade de calor, como motores de máquinas.

Jamais remova ou afrouxe os ganchos das paredes.

Contrate empresas especializadas para manutenções preventivas anuais, verificando possíveis otimizações de segurança na estrutura da rede.

Fonte / Fotos: Homify
Jornalismo Portal Panorama

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...