Novo Mundo Artigo

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

O momento ideal para castração é quando o animal está na fase jovem, antes ou depois do primeiro cio (em fêmeas), equivalente à 4 a 6 meses de idade nos machos. É provado que a incidência de tumores mamários cai para 0,5% quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas o efeito da castração na diminuição da incidência deste tumor vai diminuindo com o tempo, sendo que não se altera se a cadela for castrada após o segundo cio. Além dos tumores de mama, a castração precoce previne quase todos os outros tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças do sistema reprodutor, por exemplo, piometra e câncer de próstata. É assustador o número de cadelas que tem piometra depois dos 5 anos de idade, por conta dos cios recorrentes ao longo de sua vida.

Os benefícios da castração precoce também influenciam no comportamento do animal. A castração precoce ajuda a evitar comportamento sexual. O cão se sentirá menos atraído por fêmeas no cio e, portanto, ficará menos tentado a montá-las ou a urinar para marcar território; reduz agressividade do animal. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. Quando um cão é castrado quando adulto, seu comportamento não é necessariamente alterado.

E claro, ainda contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos.

Estudos recentes revelam que a expectativa de vida dos cães e gatos castrados é maior do que para os inteiros. Os cães machos castrados, em geral, vivem aproximadamente 14% a mais.

Gatos castrados por não terem mais seus instintos sexuais ou os terem de forma diminuída, acabam não buscando fêmeas para acasalarem, evitando dessa forma o envolvimento em brigas por territórios e pelas fêmeas, o que diminui lesões por mordidas e arranhões de outros gatos e das próprias fêmeas, no momento do acasalamento. Sabe-se que com isso a incidência de FIV e FeLV são diminuídas (HAUGHIE, 2001).

A retirada cirúrgica dos testículos constitui o método mais frequente de castrar um cão macho. Em alguns casos raros, os testículos são mantidos intactos, mas os túbulos seminíferos, ocluídos. Essa solução é adotada quando se deseja evitar a reprodução, sem modificar o comportamento do cão (p. ex., para cães de trabalho). Nos testículos, são produzidos os hormônios. Por acreditarem que a falta deles pode gerar algum distúrbio comportamental, alguns veterinários fazem uma espécie de vasectomia, mantendo os testículos. Muitos proprietários preferem esse método.

Animais castrados são mais propensos ao ganho de peso, o risco de obesidade é mais alto nas fêmeas do que nos machos. Por esse motivo, a dieta e a atividade física desses animais devem ser rigorosamente controlados para mantê-los em boa forma. A mensuração frequente  do peso e/ou a avaliação regular da condição corporal ajudarão a garantir que o peso dele não aumente.

Acredita-se que os cães castrados precocemente exerçam um autocontrole mais eficiente sobre seu consumo alimentar. Desta forma, é altamente recomendado o fornecimento de uma dieta com restrição calórica, como por exemplo, uma dieta light ou uma dieta de manutenção com diminuição da quantidade de energia diária adaptada para cada animal. Ou mesmo a ração para animais castrados.

A castração é um procedimento cirúrgico que sempre deve ser efetuado por Veterinários em uma clínica veterinária.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Internet

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

0Shares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui