reeducacao alimentarr-jatai-pn7-panorama
É um hábito voltado para a busca da qualidade alimentícia, em que um indivíduo sabe o que come e sempre opta por uma escolha consciente.

A reeducação alimentar não se trata de dietas restritivas como muitas pessoas acreditam. É um processo pensado em longo prazo e que não impede uma pessoa de comer alimentos que gosta. É um hábito voltado para a busca da qualidade alimentícia, em que um indivíduo sabe o que come e sempre opta por uma escolha consciente.

Conheça agora alguns truques infalíveis para se adequar a uma reeducação alimentar bem sucedida:

Elimine dietas extremamente restritivas

Um dos problemas mais comuns entre as pessoas que decidem mudar o estilo da alimentação é que, geralmente, estas buscam opções mais radicais. Se a intenção é uma solução imediata ou de emergência, tal processo pode funcionar bem, no entanto não é válido para quem deseja mantê-lo. O primeiro sinal de fracasso vem, por que a pessoa não consegue manter aquilo que lhe foi planejado por um longo período e então, acaba voltando a comer como antigamente sem sucesso na dieta.

Faça refeições de qualidade durante o dia

É recomendado fazer no mínimo duas refeições de qualidade durante o dia, podendo ser o café da manhã, o almoço, o lanche da tarde ou da noite. Fazer restrição de lácteos, ingerir poucas verduras, vegetais e comer sem sentir saciedade são atitudes que só pioram a qualidade da alimentação, portanto abuse desses alimentos sem limites.

Planeje um diário das refeições do dia

Um ponto negativo é que muitas vezes as pessoas não se lembram do que comem. Além de ajudar você a descobrir como anda a qualidade da sua alimentação, isso serve de orientação para os profissionais traçarem o melhor caminho da reeducação. O primeiro passo é voltado para melhorar a qualidade dos alimentos. A ideia é que a pessoa passe a sentir mais saciedade, evitando desta forma, impulso e desequilíbrio. Após conseguir isso, se iniciam as restrições, sempre mantendo a regra da saciedade. O principal objetivo é combinar a alimentação com o volume que lhe satisfaz, inibindo o impulso de procurar outros alimentos.

Dobre a quantidade de frutas, verduras, vegetais e lácteos

A ingestão desse tipo de alimento age em diversas frentes no organismo, uma vez que contém fibras, vitaminas, ácidos graxos e saciam a fome. Caso ainda não possua esse hábito corriqueiro no dia a dia, experimente começar incluindo uma fruta por dia em ao menos uma refeição e tente deixar o prato mais colorido no almoço.

Naturalize a alimentação

Para saber se algum ingrediente que optou colocar no prato é de qualidade, basta pensar se seria possível encontrá-lo na natureza. É recomendado evitar refinados, industrializados e optar por vegetais crus. Dessa forma será realizada uma digestão diferenciada e tais alimentos chegarão de forma melhor ao intestino, além de serem capazes de produzir mais saciedade.

Meça o nível de saciedade produzido em cada refeição

Depois de realizada cada refeição atribua uma nota de 0 a 10 à sua saciedade. Esse é o truque para descobrir o que é necessário ser ajustado no cardápio para que a vontade desequilibrada de comer algo gostoso não ocorra com tanta frequência.

Readapte seu corpo ao açúcar

Há quem prefira eliminar de vez o refinado e tudo que o contenha, deixando na dieta somente aqueles naturais, como o das frutas. É recomendado eliminar no inicio e depois reinseri-lo no cardápio. Não é necessário travar uma batalha contra a sobremesa.

Se dedique intensamente

Como todos os processos que envolvem um recomeço é difícil, com esse não é diferente. A organização nessa hora é uma aliada poderosa e fundamental. Com um pouco de disciplina e planejamento é possível preparar uma salada por semana deixando-a pronta em potes. Desta forma, dificilmente um alimento não adequado vai te tentar tanto quanto iria se não tivesse nenhuma outra opção pronta no momento.

Comece quando se sentir a vontade 

Só comece quando realmente quiser começar com bastante força de vontade, lembrando-se que é necessário estar com disposição para recusar o convite da pizza, do chope, do happy hour e do brigadeiro de festa. Para mudar, basta querer começar.

Observação: sempre procure a ajuda de um profissional qualificado quando desejar perder peso de forma adequada e pratique com regularidade atividades físicas que lhe proporcionaram queima de calorias e prazer.

Nayara Borges
Jornalismo Site Panorama

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.