FOTOS/VÍDEO: Jataí recebeu o plantio de árvores no Trote Solidário da Geografia – UFJ

FOTOS/VÍDEO: Jataí recebeu o plantio de árvores no Trote Solidário da Geografia – UFJ

9 de março de 2020 0 Por Maria Alice

Os trotes tradicionais que os veteranos organizam para os calouros do curso você já conhece alguns deles como sujá-los e fazê-los pedir dinheiro na rua, festas do tipo calourada e etc. Mas a geografia fez algo a mais pelo 2º ano consecutivo.

O curso organizou uma programação durante toda a semana passada (de 02 a 07 de março de 2020) de integração dos calouros no curso chamado II IntegraGeo, que contou com apresentação dos professores, palestras sobre o profissional geógrafo, o ensino, a pesquisa e a extensão, o percurso da graduação, as dificuldades encontradas e uma roda de conversa interativa que contou com a palestra sobre a saúde mental com a psicóloga Patrícia Moraes, do I.P.E.C.  Espaço terapêutico.

Para fechar com chave de ouro no sábado (07) pela manhã, alunos veteranos, calouros e professores fizeram o Trote Solidário com a plantação de mudas para arborização da faixa de domínio na Avenida Portal do Sol.

A ideia surgiu no ano de 2019 pelo discente Carlos Eduardo Damasceno e esse ano foi feito novamente o plantio solidário, que contou com as mudas cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente assim como as covas das mesmas.

Inicialmente, uniria o projeto do plantio junto do pedido de um morador do bairro para arborização da calçada, mas a mesma se encontra concretada e não seria possível ser realizada a tempo, então os alunos optaram pela extensa faixa de domínio do bairro, e assim plantaram mais de 10 mudas.

A importância do feito se dá pelo melhoramento do microclima naquele local, aumento da taxa de infiltração de água no solo, sombra, aumento de nicho ecológico e muito mais. Segundo estudos geográficos, ha manchas de temperaturas na cidade que chegam a 47º C durante a tarde, e as plantas ajudam a diminuir esse número.

Plantar árvores é aumentar o conforto térmico, diminuir a enxurrada nas ruas, ter sombra, frutos, animais morando ali e muito mais.

Plantar árvores é semear vidas.

Maria Alice
Foto Capa: Bruno Jefferson Soares de Oliveira
Fotos: Vânia Santana / Portal PaNoRaMa
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br