Cidades Galeria de Fotos Galeria de Vídeos Jataí Notícias Top Destaque

FOTOS/VÍDEO: Jataí recebeu o plantio de árvores no Trote Solidário da Geografia – UFJ

A faixa de domínio da Av. Portal do Sol em Jataí recebeu plantio de árvores no Trote Solidário da Geografia...

Os trotes tradicionais que os veteranos organizam para os calouros do curso você já conhece alguns deles como sujá-los e fazê-los pedir dinheiro na rua, festas do tipo calourada e etc. Mas a geografia fez algo a mais pelo 2º ano consecutivo.

O curso organizou uma programação durante toda a semana passada (de 02 a 07 de março de 2020) de integração dos calouros no curso chamado II IntegraGeo, que contou com apresentação dos professores, palestras sobre o profissional geógrafo, o ensino, a pesquisa e a extensão, o percurso da graduação, as dificuldades encontradas e uma roda de conversa interativa que contou com a palestra sobre a saúde mental com a psicóloga Patrícia Moraes, do I.P.E.C.  Espaço terapêutico.

Para fechar com chave de ouro no sábado (07) pela manhã, alunos veteranos, calouros e professores fizeram o Trote Solidário com a plantação de mudas para arborização da faixa de domínio na Avenida Portal do Sol.

A ideia surgiu no ano de 2019 pelo discente Carlos Eduardo Damasceno e esse ano foi feito novamente o plantio solidário, que contou com as mudas cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente assim como as covas das mesmas.

Inicialmente, uniria o projeto do plantio junto do pedido de um morador do bairro para arborização da calçada, mas a mesma se encontra concretada e não seria possível ser realizada a tempo, então os alunos optaram pela extensa faixa de domínio do bairro, e assim plantaram mais de 10 mudas.

A importância do feito se dá pelo melhoramento do microclima naquele local, aumento da taxa de infiltração de água no solo, sombra, aumento de nicho ecológico e muito mais. Segundo estudos geográficos, ha manchas de temperaturas na cidade que chegam a 47º C durante a tarde, e as plantas ajudam a diminuir esse número.

Plantar árvores é aumentar o conforto térmico, diminuir a enxurrada nas ruas, ter sombra, frutos, animais morando ali e muito mais.

Plantar árvores é semear vidas.

Maria Alice
Foto Capa: Bruno Jefferson Soares de Oliveira
Fotos: Vânia Santana / Portal PaNoRaMa
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Maria Alice

Redatora do Portal Panorama. É jataiense e com 23 anos é graduanda em geografia - bacharelado - na UFJ.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?