15 de dezembro de 2024
Três em Cena apresenta espetáculo em Jataí
O peça tem como objetivo abordar o espaço público usando truques que permitem refazer as formas de uso dos lugares, promovendo desvios...

Sábado e domingo são dias de dança em Jataí nesse final de semana. Nos dias 11 e 12 de agosto o Grupo Três em Cena de Goiânia apresentará o espetáculo “Desvios tático-estratégicos para sobreviver à vida urbana” em espaços públicos e com acesso livre e gratuito.

A praça Tenente de Diomar Menezes será o palco no sábado, às 9h da manhã. E no domingo, quem estiver pelas Escadarias do Cristo por volta de 16h30 também terá a oportunidade de ver a apresentação. Fazendo uso de técnicas do breaking para fazer dança com a cidade, os dançarinos Johnathans Paiva (Black), Weuter Vieira (Jerry-X) e Rafael Guarato, com produção de Taynnã Oliveira, o Três em Cena pretende fazer das apresentações um momento de interação entre moradores, artistas e a cidade de Jataí.

O evento compõe a programação do Curso de Formação em Dança, iniciado no dia 21 de julho e que se encerra no próximo domingo, que está sendo realizado na Unidade em Jataí do SESC com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC/GO), abordando temas que vão das técnicas de dança às estratégias de gestão do trabalho artístico.

Dançar com a escada

Escada é um objeto arquitetônico projetado para nos permitir subir e descer entre planos, certo? Para os artistas do Grupo Três em Cena de Goiânia, as escadas escadarias das cidades são mais que isso, elas se tornam o palco onde se faz dança. Com um repertório de movimento advindo das danças urbanas, o corpo se funde ao espaço público através das escadas com deslizamentos, encaixes e um gestual específico para se movimentar com as escadas.

O espetáculo “Desvios tático-estratégicos para sobreviver à vida urbana” é a mais recente criação do Grupo Três em Cena. A investigação para a criação foi baseada em estudos do antropólogo Michel de Certeau sobre o espaço urbano e o uso da técnica do breaking. Neste sentido, a forma do espaço público urbano é caracterizado pela organização cartesiana, focada na circulação de pessoas entre suas casas e seu ambiente de trabalho, ou entre eles e os locais construídos para o lazer do homem urbano, como: parques, bosques e praças. Portanto, estão previstos lugares disponíveis em áreas urbanas para determinados fins, impondo padrões de ação corporal na vida comum.

O peça tem como objetivo abordar o espaço público usando truques que permitem refazer as formas de uso dos lugares, promovendo desvios. Portanto, as escadas arquitetonicamente concebidas para ser um lugar de deslocamento entre planaltos, uma vez desviados para uso de dança, torna-se uma área pitoresca, onde o corpo faz dela outros usos.

A prática de mudar o uso da escada no espaço urbano é a ação característica da peça. Na verdade, a proposta é não só “dialogar com a cidade”; antes disso, de práticas que buscam “fazer com” áreas urbanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?