Notícias Oferta de Emprego

Tinder do emprego: Modernização do Sine promete facilitar ‘match’ entre vagas e trabalhadores

Ministério da Economia está criando medidas para redução da taxa de desemprego

O Sine (Sistema Nacional do Emprego) tem como objetivo intermediar o encontro entre empresas e funcionários, além de fornecer acesso ao seguro desemprego. Hoje, porém, o sistema tem dificuldade em encontrar vagas para trabalhadores, com efetividade menor que 0,5% em alguns estados.

Pensando nisso, e buscando diminuir a taxa de desemprego que chegou a 12,4% em fevereiro, o Ministério da Economia está criando novas medidas, uma delas é a modernização do Sine.

Mas como isso funcionará? Bem, o projeto é chamado de Open Sine (Sine aberto), e é conhecido internamente como Tinder do Emprego. O mesmo deverá ser implementado ainda neste ano.

De forma muito simples, com a modernização, as empresas teriam acesso aos dados do sistema, e, assim como no aplicativo de relacionamentos, o pareamento seria feito com base na formação e experiência profissional dos trabalhadores, sem que a empresa saiba, a princípio, o nome dos mesmos.

Carlos Alexandre da Costa, economista, afirmou sobre o projeto: “Essas empresas não fizeram isso até hoje porque não tinham acesso aos dados e porque não viam oportunidade, com o governo querendo fazer tudo, querendo captar a vaga, ir na empresa. Temos que facilitar em vez de atrapalhar.”

O Governo preparou também outras medidas nesse sentido, como: reformulação do e-Social para reduzir a burocracia, criação de um Registro Único de Irregularidade Fiscal, distribuição de vouchers  (vales) para que trabalhadores invistam em qualificação solicitada pela empresa, e outras. Todas devem ser apresentadas em detalhes na próxima semana.

E aí, o que acharam da mudança?

Larissa Pedriel
Jornalismo panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...