Durante o mês de fevereiro ocorreu a primeira temporada de desfiles das maiores marcas de luxo de 2020 que ocorreu entre Nova Iorque, Londres, Milão e Paris.
Marcas como Fendi, Versace, Valentino e Stella McCartney apresentaram suas criações e anseios para o Outono-Inverno 2020.
Contudo, é interessante apontar que deve-se saber interpretar a linguagem do desfile, pois a tendência parte de um movimento, que se transforma num comportamento social e atinge determinado grupo de pessoas que podem elevar-se para uma escala global ou se manter regionalmente, e o que a faz ser assim somos nós mesmos, o tempo e nossos comportamentos similares a determinadas épocas. Por isso se diz muito que a moda sempre volta, na verdade somos nós mesmos quem fazemos isso acontecer.
O papel do estilista é criar produções e coleções a partir do estudo social, unindo arte, história, semiótica e sociologia para apresentar nas passarelas a reprodução do comportamento social, fazendo assim tornar aquela ideia um desejo e servir também de premissa do que está por vir em decorrência do hoje.
Pensando na atualidade, o que os estilistas e as marcas andam trazendo há algumas coleções atras é a preocupação com a consciência ecológica, o feminismo, a proximidade com a natureza, o cuidado com os hábitos de consumo, a transparência entre marca e cliente perante o produto, sociopolítica, pressão dos padrões estéticos, consumidores exigentes, liberdade para conforto dentro das peças, ruptura dos padrões com linhas sem gêneros e crescente linha street que aproxima os grupos marginalizados da moda, ocupando uma categoria mais urbana, democrática e representativa.
A moda interliga tudo que nos está acontecendo.
Sendo assim, a interpretação que as passarelas nos trouxe de algumas tendências de outono-inverno 2020 são:
- Classic blue – A cor que foi a escolhida para o ano, segundo a Pantone, transmite introspecção, clareza, proteção, confiança, calma, base estável e confiável para enfrentar um mundo tão entregue a tecnologia e inteligência digital.
- Tonalidades de verde – Seja ele musgo, militar, folha, esmeralda, lima, menta, abacate… Se lembra da consciência da proximidade com a natureza dita anteriormente? Essa cor vem com essa finalidade. Para uma vida mais leve, orgânica e menos artificial.
- Tons terrosos – Os tons nudes que tomaram conta do A/W 19 voltam em looks monocromáticos ou peça base pra receber a estampa da coleção. O bege exala elegância, e descomplica e agrada a todos os estilos.
- Color block – O que foi tendência no final dos anos 80 e retornou nas passarelas de 2016 virou febre entre as principais fashionistas do mundo. Cores intensas e tons fortes trazem alegria para o look colorido. Combinações nada básicas para os dias frios de 2020.
- Xadrez – De fato, a linha sempre coringa dos outonos e invernos, o xadrez, volta com tudo em todas suas variações mais inusitadas e diferentes.
- Acetinados – Sedas, cetins e crepes com acabamentos brilhosos já vem tomando espaço com a crescente maximalista em looks casuais trazendo elegância e modernidade ao cotidiano.
- Metalizados – Balmain, McQueen e Louis Vuitton foram algumas das marcas que frequentemente apresentaram tanto tecidos como aplicações e designs metalizados nos seus desfiles. Com acabamento glamouroso, principalmente na cor prata, as peças metalizadas voltaram mais atualizadas.
- Couro – As jaquetas são as bases, o couro agora veio também no trench coat trazendo mais elegância e sofisticação ao look.
- Volume – Os volumes nas mangas bufantes, saias, camisas, babados e diversos outros pontos no shape já vem aparecendo com frequência nas passarelas a algumas temporadas. O volume traz ao look um tom dramático e estiloso.
Há muitos outros pequenos detalhes que podemos abranger posteriormente como as franjas, capas, peplums, alfaiataria e etc.
Maria Alice
Foto capa: Internet
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