De Casa Nova Top Geral

Sustentabilidade: Saiba como reduzir o lixo em casa em até 90%

Foto: Internet
Você sabia que, em média, cada pessoa produz 1 quilo de lixo por dia? Nós, do Portal Panorama, listamos três dicas simples para redução do lixo produzido em casa

Ninguém gosta de falar sobre lixo, mas é uma conversa necessária a essa altura do campeonato. Nós, humanos, esquecemos que ainda somos responsáveis pelo lixo que produzimos quando ele vai embora da nossa porta.

Porém, para o nosso alívio, existem dicas simples que podem ajudar a reduzir o lixo e aproveitar mais os recursos em casa. Se cada um fizer a sua parte, o planeta agradece, não é mesmo?

Então, confira três dicas simples que a Equipe Panorama preparou para você:

1. Consumo consciente

Consumo consciente significa comprar apenas aquilo que você vai realmente consumir, evitando o desperdício de alimentos, embalagens e objetos.

2. Os três Rs

Todo mundo conhece os Rs da sustentabilidade, mas a prática é outra história…Mas isso agora vai mudar, começando com o que você comprou e trouxe para casa.

Tente reutilizar algumas embalagens. O pote de requeijão, por exemplo, pode ser utilizado como louça ou como porta objetos, sem precisar ir para o lixo.

A reciclagem também é essencial, já que proporciona uma economia circular, que é justamente reutilizar os objetos que não precisam ser jogados fora, sem prejudicar o meio ambiente.

Essa atitude também ajuda a não faltar matéria prima no mercado, evita a poluição, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera uma renda para as pessoas que trabalham em cooperativa, sem deixar de lado a questão social.

3. Coleta seletiva

Você pode começar essa atitude com três lixeiras dentro de casa: uma para materiais recicláveis como plástico, embalagens entre outros; outra para os chamados inservíveis (resíduos que não são recicláveis e nem orgânicos, como o lixo de banheiro); e uma terceira para compostagem, em que é possível descartar os restos de comida.

Há várias formas de destinar esses recursos mesmo que seu bairro não possua coleta seletiva. Você pode usar os resíduos orgânicos como adubo, descartar os inservíveis e encaminhar os recicláveis para uma cooperativa de reciclagem em sua cidade.

Comece a aplicar as dicas aos poucos e conecte as pessoas ao seu redor. A iniciativa faz toda a diferença!

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...