22 de novembro de 2024
A cidade goiana, com uma excelente infraestrutura, tem custo de vida baixo e fica pertinho da capital; confira o ranking.

O Brasil tem um vasto território, sendo o quinto maior país do mundo em questão de expansão. Deste modo, é comum que haja muitas diferenças e diversidades, desde ao modo de vida, cultura, sotaques, hábitos, religiões e, claro, economia. Tem muitos brasileiros que ainda procuram por cidades mais baratas para viver com a família, e trocam São Paulo e Rio de Janeiro, cidades com custo de vida alto, por lugares do interior com garantias de segurança e qualidade de vida.

Com 26 unidades federativas no país, cada uma tem suas próprias características, possuindo vários fatores de influência. É de conhecimento que, com o aumento da inflação nos últimos anos, o custo de vida no Brasil está alto. Os fatores que entram na conta são o custo do aluguel, água, luz, preço da Internet, menos gasto de combustível no dia a dia devido ao curto deslocamento, no caso de cidades pequenas, dentre outros.

Mas, mesmo diante disso, ainda é possível encontrar algumas cidades brasileiras com um custo de vida acessível. Uma pesquisa realizada no final do ano passado, feita por sites especializados em segurança, economia e qualidade de vida, mostra que a preferência se concentra em cidades que têm entre 100 a 400 mil habitantes. As opções vão do interior de São Paulo, passando por Goiás, Rio Grande do Norte, Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.

Confira a lista das cidades mais baratas para se viver no Brasil:

1. Guaratinguetá (São Paulo)

A cidade localizada no interior de São Paulo é considerada a cidade mais barata para se viver no país. Uma parte significativa da economia de Guaratinguetá é movimentada através do turismo.

A cidade possui uma ótima localização geográfica, visto que é próxima do litoral norte e da capital paulistana. Guaratinguetá também possui estruturas industriais de alta qualidade, e essas características a tornam atraentes tanto para passeios, quanto para moradia.

2. Anápolis (Goiás)

Em segundo lugar entre as cidades mais baratas do Brasil, e com uma infraestrutura de alta qualidade, está Anápolis, que conta com mais de 360 mil habitantes e está localizada a 50 km da capital Goiânia. O polo industrial de farmácia é o principal movimentador da economia da região. Esta é a segunda cidade mais barata do Brasil.

3. Mossoró (Rio Grande do Norte)

A cidade conta com uma forte produção de frutas e, entre suas diversas manifestações culturais, as festas de São João ganham destaques. Essas festas, por sua vez, movimentam a economia da terceira cidade mais barata para se viver no Brasil.

4. Uberaba (Minas Gerais)

A cidade mineira tem o custo de vida baixo por causa da agropecuária local. Além de ser uma cidade barata de viver, Uberaba é sede de uma das principais universidades públicas de Minas Gerais – a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5. Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul)

Chegando na região sul do país, Novo Hamburgo também compõe a lista das cidades mais baratas do Brasil.

Localizada no interior do Rio Grande do Sul e com cerca de 250 mil habitantes, a cidade conta com uma forte economia, associada à produção de calçados.

Novo Hamburgo também oferece uma ótima infraestrutura para os seus moradores, sendo uma excelente opção para pessoas que procuram por climas e temperaturas mais amenas.

Fonte: Curta Mais
Fotos: Wikipédia
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

2 thoughts on “Essas são as 5 cidades mais baratas para se viver no Brasil em 2023 (uma fica em Goiás)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?