Goiás tem o dia mais frio do ano, diz Cimehgo
A cidade de Jataí, no sudoeste de Goiás, registrou 5,5°C nesta quinta-feira (31), o dia mais frio do ano em todo o estado, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). No dia anterior, a cidade já havia registrado 5,9°C. O gerente do órgão, André Amorim, explicou que as temperaturas caíram por influência de uma massa de ar frio de origem polar que veio do Sul do Brasil, mas devem começar a se normalizar a partir desta sexta-feira (1º).
Os prognósticos apontam que amanhã esse friozinho já começa a perder intensidade e, no fim de semana, gradativamente vamos retornando às temperaturas normais para o período”, explica Amorim.
Além de Jataí, outras cidades também registraram temperaturas baixas, como Itumbiara (5,9°C), Morrinhos (7,9°C) e Chapadão do Céu (8°C). Goiânia também teve queda, com mínima de 10,7°C, mas na quarta-feira (30) registrou 11,9°C.
Segundo dados do Cimehgo, a menor temperatura já registrada em Jataí foi de 0,5°C, em 2021. Em agosto de 2024, os termômetros marcaram 4,2°C. Em Goiânia, o recorde de frio foi de 2,6°C em 1994, e de 9°C em 2019.
Menores temperaturas na quinta-feira (31):
- Jataí 5,5°C
- Itumbiara 5,9°C
- Morrinhos 7,9°C
- Chapadão do Céu 8°C
- Mineiros 9°C
- Pires do Rio 9,2°C
- São Simão 9,6°C
- Goiânia 10,7
Calor e tempo seco em Agosto
De acordo com André Amorim, o mês de agosto é caracterizado por ar quente, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. No entanto, ele acredita que, até o dia 6 de agosto, as manhãs continuarão com clima mais ameno e as tardes mais quentes, além da possibilidade de uma nova frente fria no início do mês.
“A expectativa é que as manhãs, no início de agosto, ainda estejam com temperaturas mais amenas, mas as máximas fiquem altas, e o ar quente ao longo do dia deve esquentar a tarde”, destaca Amorim.
Sobre o período de estiagem, tempo seco e calor ao longo do mês, André afirma que isso continua sendo o esperado, e que o frio dos últimos dias foi apenas resultado da frente fria, o que pode acontecer ocasionalmente.
“O período de estiagem ainda continua até outubro. Agosto e setembro são meses marcados por temperaturas mais elevadas e umidade relativa do ar baixa, afetando bastante a saúde”, finaliza o gerente do Cimehgo.
Fonte: O Popular
Foto: Vânia Santana – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

