Mineiros e Chapadão do Céu registram o dia mais frio do ano em Goiás

Os municípios de Mineiros e Chapadão do Céu, no sudoeste goiano, registraram o dia mais frio do ano em Goiás, com estimativa de 5°C nesta segunda-feira (11). Segundo boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o ponteiro do último recorde marcou 5.5ºC em Jataí no dia 31 de julho.

Conforme André Amorim, gerente do Cimehgo, as temperaturas nas duas cidades são uma estimativa, por não terem equipamentos de medição física. “Utilizamos equipamentos mais próximos, e também o que a modelagem está estimando para o local”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Amorim, as baixas temperaturas se dão devido a uma massa de ar polar que se mantém em queda no centro-sul de Goiás até quarta-feira (13).

De acordo com o gerente do Cimehgo, embora as manhãs sejam mais frias, o ar não se sustenta ao longo do dia. “A gente não tem uma sustentação dele [ar] para que ele possa manter o dia todo aquele frio, que retorna ao cair da noite”, detalhou.

Outra cidade que quase bateu o próprio recorde de baixas temperaturas neste ano foi Goiânia, com os termômetros marcando 10,6ºC durante a madrugada desta segunda-feira. A capital registrou 9ºC no dia 13 de agosto do ano passado.

Para o gerente Amorim, o alerta fica por conta do tempo seco, que continua sendo uma preocupação.

Algumas regiões, como o leste e o sul do estado, acumulam até 98 dias sem chuva significativa“, ressaltou. Segundo ele, a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20% durante as tardes, nível considerado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Previsão de temperaturas para terça-feira (12) em Goiás (Divulgação/Cimehgo)

Por Flávia Juliate
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.