Saúde e Bem Estar Top Destaque

Saúde: Vacinação contra o sarampo é ampliada em Jataí

Embora Jataí não tenha nem um caso de sarampo registrado, a vacinação foi ampliada para todas as crianças de seis meses a menores de um ano de idade, já que a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia tem dois casos com fortes suspeitas de sarampo sob investigação

Devido a um surto de sarampo que já alcançou 39 cidades brasileiras, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, o Ministério da Saúde tem intensificado a aplicação da vacina tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola), em todos os municípios brasileiros.

Embora Jataí não tenha nem um caso de sarampo registrado, ainda, as Unidades Básicas de Saúde do município já vinham vacinando, preventivamente, com a tríplice viral, crianças de seis meses a menores de um ano de idade que viajarão para áreas onde estão ocorrendo epidemias.

Agora, a vacinação foi ampliada para todas as crianças da mesma faixa etária, já que a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia tem dois casos com fortes suspeitas de sarampo sob investigação. O último registro da doença na capital é de 1998.

Portanto, é muito importante conter o avanço da doença se vacinando, preventivamente, pois o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Por isso, é importante que todas as pessoas de seis meses até 49 anos de idade estejam devidamente vacinadas para prevenir a doença.

A vacina tríplice viral está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Jataí. O horário de atendimento das UBSs é das 07h30 às 16h30 (sem intervalo para o almoço).

Profissionais da Saúde

É importante destacar ainda que o Ministério da Saúde recomenda que todos os profissionais de saúde recebam duas doses da vacina tríplice viral, independente da idade, portanto, os profissionais que receberam apenas uma dose desta vacina, ou não possuem o registro da mesma, devem procurar a unidade de saúde para atualização vacinal.

Confira os municípios brasileiros com surto ativo de sarampo:

Estado de São Paulo

Santos
Fernandópolis
Santo André
Guarulhos
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
Mauá
Ribeirão Pires
Mairiporã
Pindamonhangaba
Sorocaba
Diadema
Indaiatuba
Osasco
Barueri
Caçapava
Caieiras
Embu
Estrela D’Oeste
Francisco Morato
Hortolândia
Itapetininga
Itaquaquecetuba
Jales
Mogi das Cruzes
Peruíbe
Praia Grande
Ribeirão Preto
São José dos Campos
Taboão da Serra
Taubaté

Estado do Rio de Janeiro

Paraty
Rio de Janeiro
Nilópolis

Estado do Pará

Prainha
Monte Alegre
Santarém
Porto do Moz

Fonte: Prefeitura de Jataí
Foto Capa: Internet
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...