Notícias

Saiba como proteger o seu perfil do Facebook e computador de vírus

O tipo de infecção mais comum é o que ocorre quando o usuário clica sobre uma notificação recebida na página do Facebook e automaticamente é redirecionado para algum site que disponibiliza uma extensão portando código malicioso.

Há alguns dias a rede social Facebook, a mais popular entre os brasileiros, foi vítima de um ataque na tentativa de roubar dados pessoais através de meios virtuais, o que gerou o roubo de milhares de senhas, sendo que a maioria das contas atingidas é de brasileiros. A técnica já havia sido empregada em incidentes anteriores por meio da instalação de extensões maliciosas nos navegadores de internet.

O tipo de infecção mais comum é o que ocorre quando o usuário clica sobre uma notificação recebida na página do Facebook e automaticamente é redirecionado para algum site que disponibiliza uma extensão portando código malicioso. Outro modo frequente de adquirir vírus é quando o navegador é executado com a página da rede social aberta.

Tal vírus envia mensagens para todos os adicionados como amigo no perfil da vítima. No entanto, vale ressaltar que o malware só pode ser instalado no navegador após o usuário clicar sobre a notificação, realizar o download do arquivo composto pelo vírus e após executá-lo. Caso o usuário apenas clique sobre a notificação não é o suficiente para ter o computador danificado pelo vírus e suas informações roubadas. Até o momento não houve divulgação de relatos sobre a incidência desse tipo de malware em dispositivos móveis como iOS, Android e Windows Phone.

Veja a seguir algumas dicas sobre como proteger o perfil do ataque desse tipo de vírus:

– Mantenha um programa de antivírus instalado e atualizado.

– Mantenha o sistema operacional atualizado.

– Ao clicar em alguma notificação de menção ou comentário, não faça o download do arquivo. Caso ele baixe automaticamente, exclua-o imediatamente.

– Evite instalar complementos que são oferecidos para visualizar vídeos. Atualmente os navegadores modernos de internet oferecem suporte nativo para a exibição de qualquer conteúdo multimídia sem que para isso seja preciso instalar extensões.

– Evite conceder permissão para jogos e aplicativos no Facebook. É recomendável revisar todas as permissões concedidas e remover todos os aplicativos suspeitos.

– Habilite as configurações avançadas de privacidade, principalmente a que possibilita analisar previamente as marcações recebidas em publicações de amigos.

Para aumentar a privacidade do perfil, siga os passos descritos abaixo: 

– Acesse o perfil no Facebook, clique no ícone em formato de cadeado e após isso, na opção ‘Configurações’. Depois, clique na opção privacidade, edite a permissão que corresponde a quem pode postar na linha do tempo do seu perfil e deixe apenas a opção ‘somente eu’.

– Ative a análise das publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha de tempo.

Nayara Borges
Fonte G1
Jornalismo Site Panorama

 

 

Redação Portal PaNoRaMa

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?