Agronegócio

Safra de café deve cair 17,4% em 2019, estima Conab

A queda teria se dado pelo impacto das altas temperaturas e falta de chuvas entre dezembro e janeiro

Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de sacas de 60Kg de café deve cair 17,4% em comparação com o ano passado.

Tal diminuição deve ocorrer em quase todas as principais regiões produtoras, principalmente àquelas que dispõem de café arábica, devido aos impactos ocasionados pela bienalidade negativa, além das condições climáticas desfavoráveis registradas entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019”, afirmou a Conab em nota.

Segundo a estatal, outro fator que influenciou na produtividade média foi a queda na produção nordestina, em particular da região do Atlântico baiano.

Ainda segundo a Conab, são aproximadamente 2,16 milhões de hectares no cultivo de café (somando arábica e conilon).

Como comenta João Castro, agrometeorologista da Climatempo, o sistema de irrigação das plantações é essencial para combater períodos de estiagem: “Longos períodos sem chuva comprometem as funções celulares dos vegetais, o que diminui a produção, até porque para a realização da fotossíntese, é fundamental que haja água”.

Thaysa Alves
Foto Capa: Internet
Redação Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?