Saúde e Bem Estar

Rotaract realiza campanha de doação de sangue em Jataí

É preciso criar o hábito de doar. Com isso em mente, o Rotaract Club de Jataí em parceria com o Hemocentro da cidade, convida a população a realizar um ato de amor, doar sangue e salvar vidas...

Doar sangue é, sem dúvida, um ato de cidadania e solidariedade. A cada dois segundos, um indivíduo no Brasil precisa de uma transfusão de sangue para viver e, a cada doação, a vida de até quatro pessoas pode ser salva.

Atualmente, em nosso país, são coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas ao ano, correspondente a 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual seja recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Hemorrede Pública Nacional encontram-se com os estoques no limite, apresentando dificuldades na manutenção dos estoques estratégicos e necessitando de mais doadores.

Muitas pessoas não doam por medo, ignorância ou mesmo desinformação, apesar de todas as tecnologias e materiais completamente seguros. O jovem Anderson Rayme da Costa, 29 anos, decidiu superar o medo e já é doador há mais de um ano. “Acredito que é muito importante, é o método que temos para ajudar o próximo. Há essa necessidade e não sabemos o dia de amanhã, todos nós podemos precisar” , conta.

É preciso criar o hábito de doar. Com isso em mente, o Rotaract Club de Jataí em parceria com o Hemocentro da cidade, convida a população a realizar um ato de amor, doar sangue e salvar vidas.

Os requisitos para doar são:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis);
    • Pesar acima de 50 kg;
    • No caso de mulheres, não apresentar gravidez;
    • Comprovar bom estado de saúde e bem-estar;
    • Não ser portador de doenças infecciosas como: hepatites, HIV, Chagas, entre outras;
    • Estar bem alimentado antes de realizar a doação (no período da manhã, é permitida a doação logo após o café da manhã. Já após o almoço, o recomendável é que o doador espere cerca de duas horas após a refeição
    para fazer a doação);
    • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
    • Estar munido de documento pessoal com foto.

O procedimento da doação de sangue funciona da seguinte forma: antes da coleta do sangue, são realizados o cadastro, triagem hematológica (dosagem de hemoglobina, verificação de pressão, peso, altura e temperatura do candidato à doação de sangue) e triagem clínica (questionamentos sobre estado de saúde, comportamento sexual e outras perguntas relevantes para maior garantia da qualidade do sangue). Todo o procedimento para doação de sangue dura, em torno, de 30 a 40 minutos e não é necessário saber o tipo sanguíneo para procurar o Hemocentro,sendo que a bolsa de sangue tem prazo médio de validade de 35 dias após a doação.

Vale lembrar que cada pessoa só pode doar uma bolsa de 450 ml por vez e com um espaço de tempo de 3 meses entre uma doação e outra. Para doar, basta se dirigir ao Hemocentro de Jataí, no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho. As bolsas de sangue doadas ao Hemocentro atendem usuários do SUS e também pacientes das redes particular e conveniada de Jataí e ainda, de cerca de dez municípios da região Sudoeste como: Mineiros, Serranópolis, Caiapônia, Aporé, Chapadão do Céu, Doverlândia, Perolândia, Portelândia, Aparecida do Rio Doce e outros com cerca de 3 mil bolsas de sangue por ano.

As transfusões têm função vital, uma vez que não há substância que possa substituir o tecido sanguíneo em sua totalidade, e podem ser utilizadas para diversas finalidades como no caso de pacientes com histórico de anemias graves, hemorragias,traumas, leucemia e outros.

Faça parte dessa corrente do bem, seja um folião consciente!

Horário: das 07h às 17h(segunda a sexta)
Local: Hemocentro de Jataí – Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho
Endereço: Rua Joaquim Caetano, esquina com Rua Caçu, S/N – Bairro Divino Espírito Santo.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Arquivo Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...