De Casa Nova

Revestimento adesivo: o que é, onde usar e como aplicar?

Prático, simples e com uma imensidão de modelos para escolher, você pode usar revestimento adesivo para parede, para piso, para cobrir azulejo do banheiro, da cozinha e até aplicar nos móveis...

Pode ser que você esteja finalizando uma construção ou pensando em fazer uma renovação nos ambientes do seu imóvel. Aliás, pode ser também que o imóvel não seja seu, então é mais um motivo para continuar lendo esse artigo de ideias. Mas continuando o raciocínio, seja na etapa de pintura da construção ou na renovação de ambientes, você vai ter que pensar em revestimentos.

Se estiver construindo, é comum que pense em revestimentos como azulejos, piso de madeira, de porcelanato, cimento queimado para piso ou parede e afins. Mas nas renovações em que não pretende mexer na estrutura, e mais, que pretende não passar trabalho, uma das melhores opções é o revestimento adesivo.

Prático, simples e com uma imensidão de modelos para escolher, você pode usar revestimento adesivo para parede, para piso, para cobrir azulejo do banheiro, da cozinha e até aplicar nos móveis. Se era por uma solução incrível como essa que você estava procurando para transformar seus ambientes, veja agora lindos exemplos de onde pode usar e como aplicar.

O que é revestimento auto adesivo?

Foto: Internet/Divulgação

O revestimento adesivo ou auto adesivo, como o nome sugere, é um tipo de papel de parede que já vem com uma cola especial no verso para ser aplicado nas paredes, pisos, teto e móveis, de acordo com o modelo e a recomendação de uso.

É uma solução prática e mais barata para você que está finalizando a construção e quer dar um acabamento diferenciado aos ambientes sem usar materiais mais pesados. Também é uma ótima ideia para renovar seus ambientes com mais versatilidade.

E é uma excelente ideia para quando o imóvel não é seu e você não quer ter que passar o trabalho de pintar as paredes para fazer uma mudança que pode ter que alterar em breve.

Modelos não faltam para você escolher. Há revestimento 3D adesivo, modelos texturizados, com desenhos ou lisos, que imitam revestimentos de madeira, de cimento, de tecido e de azulejo.

Também há variações de tamanhos, com aqueles que já vêm em tamanho de azulejos de cozinha para você colar por unidade, apenas nos locais em que deseja decorar e sem perder as linhas das fugas. Tipos especiais para ambientes mais úmidos e para móveis fazem parte das variações desse produto.

As qualidades também variam, com colas mais firmes e outras mais flexíveis, facilitando tanto na hora de aplicar, quanto de remover. Por isso que para fazer a escolha perfeita, o ideal é pesquisar bastante em lojas especializadas e até vale fazer uma consultoria com um designer de interiores ou decorador para dar a dica ideal, conforme o tipo do revestimento que você deseja cobrir.

​Onde pode aplicar o revestimento auto adesivo?

Foto: Internet/Divulgação

Para aplicar o revestimento adesivo você precisa de uma superfície lisa, seca e bem limpa. Ele pode ser aplicado em uma parede ou piso que não tenha infiltração.

Quer dizer que você pode usar em banheiros e áreas de serviço, desde que não tenham infiltração e na hora de aplicar estejam totalmente secas. Outra dica é que faça uma vedação das bordas para impedir que infiltre água entre a superfície e o revestimento aplicado.

Pode ser aplicado sobre azulejo, vidro, plástico, chapas metálicas, PVC, parede pintada que seja totalmente lisa, sobre madeira e sobre determinados tipos de pedra, que sejam lisas e aderentes.

Mas lembre-se que existem tipos específicos de revestimento adesivo para pisos ou paredes, então preste atenção na hora da compra.

​Como aplicar revestimento adesivo?

Foto: Internet/Divulgação

A aplicação do revestimento adesivo é feita da mesma forma que você aplica os papéis de parede comuns, que já vêm com cola no verso. Uma dica que facilita a aplicação é você optar por modelos mais grossos, pois os muito finos podem acabar amarrotando caso você ainda não tenha prática em aplicar. Mas mesmo assim há revestimentos adesivos de marcas que já pensaram nisso. A cola deles só fica firme de verdade depois de 5 dias, então até lá você pode fazer alterações, como tirar bolhas de ar e corrigir imperfeições, com facilidade.

  1. O primeiro passo é escolher o modelo de revestimento adesivo que você vai querer. Ao pesquisar o modelo, veja também se ele é próprio para a superfície que você deseja aplicar.
  2. Depois, tire as medidas do espaço, seja o piso, as paredes ou algum móvel. Lembre-se que quanto maior o mais lisa for a superfície, mais fácil será a aplicação. Por exemplo, um móvel cheio de curvas tende a dar mais trabalho.
  3. Com as medidas tiradas, compre a quantidade de revestimento adesivo necessária, com uma sobrinha por garantia. Compre também uma espátula de feltro que vai ajudar na hora da aplicação.
  4. Faça a limpeza da superfície para remover qualquer poeira e para deixar totalmente seca.
  5. Na hora de aplicar, primeiro coloque o papel sobre a superfície e veja se vai precisar fazer algum recorte, como para encaixar na torneira da pia, do trinco da porta ou dos interruptores de energia. Se precisar, já faça a marcação no verso do papel e recorte.
  6. Depois é só começar a aplicar. Você deverá remover a proteção adesiva do verso do revestimento aos poucos, conforme for aplicando.
  7. Retire uma pequena parte da proteção, aplique o papel na superfície e vá colando e esticando com a ajuda da espátula, fazendo apenas movimentos suaves em uma direção, sem esfregar o papel.
  8. Na hora de colar uma segunda parte ao lado da primeira, como no caso de paredes grandes, preste atenção na emenda para o caso de terem desenhos, evitando que fiquem distorcidos.
  9. Quando tiver aplicado tudo, recorte as bordas com um estilete para fazer o acabamento e está pronto. Simples, prático e rápido. Para que dê tudo certo, planeje cada etapa, conforme descrito acima, antes de começar a aplicação.

As mesmas dicas valem para móveis e superfícies com dobras e curvas. Antes de começar a aplicar o papel, tire as medidas e faça os recortes para facilitar.

Para limpar é só seguir as recomendações na embalagem do produto, que geralmente indica o uso de um pano úmido com detergente comum, no caso de precisar remover gordura.

Depois, se quiser remover, vá retirando o adesivo pelas bordas, com a ajuda de um secador de cabelo, pois a cola sai mais fácil desse jeito. Se ficarem resquícios de cola, passe solvente à base de álcool.

Agora que já sabe como é simples usar revestimento auto adesivo para renovar seus ambientes e móveis, veja exemplos lindos aplicados em projetos.

​Revestimento adesivo para cozinha

Foto: Internet/Divulgação

Esse é um dos modelos mais comuns utilizados hoje em dia. É uma forma bem simples e prática de deixar o ambiente da cozinha renovado. Os modelos mais populares são como esse da imagem que imitam ladrilho hidráulico. Eles vêm em uma folha inteira, mas pode recortá-los para colar apenas dos quadradinhos de azulejo que desejar.

Revestimento adesivo para parede inteira com divisórias

Foto: Internet/Divulgação

Tanto em ambientes residenciais quanto comerciais, os revestimentos adesivos ficam ótimos. Nesse modelo de hall foi utilizado um adesivo com uma estampa específica, então é uma ideia para não aplicar apenas uma estampa que imite outro tipo de revestimento comum. Aqui é um exemplo do cuidado que deve-se ter para que as emendas fiquem perfeitas.

​Revestimento adesivo para banheiro

Foto: Internet/Divulgação

Esse modelo de revestimento adesivo foi aplicado no lavabo de um consultório pediátrico, com uma estampa bem característica para o ambiente. Em banheiros com chuveiro pode aplicar também, sem medo, desde que não haja infiltração nas paredes e que esteja tudo bem seco na hora de aplicar.

Revestimento adesivo para pisos

Foto: Internet/Divulgação

Até mesmo nos pisos é possível aplicar o revestimento. Nesse caso a opção foi o piso vinílico autoadesivo, com aplicação prática. A vantagem é que ele também contribui com o conforto termoacústico e, claro, é feito em um material específico para pisos.

​Revestimento 3D adesivo

Foto: Internet/Divulgação

Para obter um efeito 3D, modelos não faltam e a praticidade é a mesma. Nesse caso você pode comprar tanto o papel de parede que seja adesivo, quanto placas de revestimento 3D adesivo, sem precisar usar a cola que se usa normalmente. Como são feitos de gesso, que é um material bem leve, é possível ter essa alternativa, e ainda há opções em impressão 3D, também muito leves.

Em qual ambiente da sua casa você gostaria de aplicar um revestimento adesivo? Conte para nós.

Fonte / Fotos: Homify
Jornalismo Portal Panorama

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...