Moda e Beleza Top Destaque

Quer unhas mais longas e saudáveis?

Saiba tudo o que você deve fazer para a sua unha crescer forte e de maneira natural

Inúmeros são os fatores que podem fazer com que nossas unhas fiquem quebradiças ou enfraquecidas, dificultando seu crescimento. Deficiência de vitaminas no organismo, doenças genéticas e uso constante de produtos químicos são alguns deles.

Alguns sinais de que suas unhas estão enfraquecidas são bem visíveis, como fissuras, descamações em suas bordas, alterações na espessura (facilitando a quebra) e presença de estrias que evoluem para caneletas (o que pode até fazer a unha abrir no meio).

Quer saber como fazer a unha crescer forte e saudável? O Panorama te ajuda nessa! Confira as dicas de especialistas a seguir.

1. O formato das unhas faz toda a diferença

Unhas mais longas e pontiagudas estão em alta, mas o formato preferido das brasileiras é quadrado ou arredondado. Segundo dermatologistas, o formato ideal para facilitar o crescimento é arredondado nas mãos e quadradinhas nos pés.

Para manter o formato intacto, apare as unhas com lixas ou corte-as com tesourinha própria, quando achar necessário. Mas atenção, abandone a mania de lixar a parte superior delas, pois retira camadas de queratina e as deixa mais finas e frágeis.

2. Roer as unhas e remover as cutículas não são opções

São eles dois dos piores hábitos em relação ao crescimento e fortalecimento das unhas. As duas ações expõem as unhas à entrada de vírus e fungos e faz com que elas fiquem mais suscetíveis a doenças inflamatórias e infecciosas.

3. Opte por removedores de esmaltes sem acetona

A acetona, apesar de ser comum, tem uma composição muito agressiva que, se usada em excesso, deixa as unhas ressecadas e frágeis. Além disso, o ideal é remover o esmalte no mínimo dois dias antes de pintar as unhas novamente.

4. Evite produtos químicos

Caso você mantenha contato constante com produtos de limpeza, busque usar luvas para evitar a agressão direta às unhas. A dica também vale se você mexe muito com água e para quando for lavar a louça.

5. Cuide da sua alimentação

Parece óbvio, mas não é nem de longe. A alimentação impacta (e muito!) no crescimento saudável das unhas.

O recomendado é apostar em alimentos de alto valor nutricional, que contenham vitaminas, proteínas vegetais, animais e minerais. Ou seja, carnes, frutas variadas, verduras e legumes.

É importante priorizar também alimentos ricos em biotina, a vitamina B7, que atua na formação das unhas e cabelos. São eles: amendoim, nozes, amêndoas, tomate, ovos, cenoura, couve-flor e fígado.

6. Invista em produtinhos

Busque produtos específicos para unhas e cutículas, como cosméticos que ajudam na nutrição da pele ao mesmo tempo em que potencializem o crescimento e fortaleçam as unhas.

Uma dica mara é optar por bases fortalecedoras e de crescimento, que devem ser aplicadas antes do esmalte, reparam danos existentes e contribuem para que as unhas fiquem mais fortes.

E se nada der certo?

Se você seguiu tooooodas essas dicas, e mesmo assim notou que suas unhas continuam fracas e quebradiças, é hora de ir ao dermatologista!

O profissional pode receitar uma suplementação de vitaminas e até o uso de nutricosméticos específicos.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Pinterest
panorama.not.br

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...