Foto: Getty Images

O cientista Tim Spector, do King's College, afirma que trocar horário do café da manhã pode ser mais eficiente do que contar calorias.

Esperar algumas horas para tomar o café da manhã é a melhor estratégia para perder peso de maneira saudável, afirma o professor de epidemiologia do King’s College London, Tim Spector.

De acordo com o pesquisador, os micróbios do intestino que atuam no metabolismo seguem um ritmo circadiano semelhante ao nosso, ou seja, eles precisam de um período de descanso de cerca 14 horas, para manter o bom funcionamento.

Considerando que a maioria das pessoas janta hoje por volta das 21h, o que é muito mais tarde do que as gerações anteriores, o melhor horário para tomar o café da manhã seria às 11 horas.

“Há uma mudança simples que as pessoas podem fazer, mudando o café da manhã das 8h para às 11h, o que na verdade é mais eficaz do que as dietas de jejum mais modernas“, disse Spector no Cheltenham Science Festival, um dos principais festivais de ciências do Reino Unido.

O pesquisador chegou a esta conclusão depois de estudar os hábitos da tribo Hadza, da Tanzânia. A população de caçadores e coletores costuma fazer a primeira refeição entre 10h30 e 11h e não há registros obesidade ou diabetes tipo 2.

“Jejuar 14 horas por dia, tomando um café da manhã mais tarde, mas, no geral, comendo a mesma quantidade, é mais fácil de alcançar o peso ideal a longo prazo”, disse Spector.

Por Bethânia Nunes
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE