Nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro, foi publicado, no Diário Oficial da União, decreto que nomeia o professor Christiano Peres Coelho para o cargo de reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), para o quadriênio 2024-2028. Christiano foi eleito com 66,53% dos votos da comunidade acadêmica, ao lado da candidata a vice-reitora Alana Flávia Romani e depois confirmado como primeiro da lista tríplice votada no Conselho Universitário.
A primeira consulta eleitoral e a posse do reitor eleito da instituição representam a finalização do processo de implantação da UFJ, que agora passa a ser uma instituição completamente autônoma.
Histórico
A UFJ foi desmembrada da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela Lei nº 13.635, de 21 de março de 2018. Em 11 de dezembro de 2019 o então diretor, professor Américo Nunes da Silveira Neto, foi nomeado Reitor Pro Tempore da instituição, que manteve-se sob tutoria da UFG.
Entre os anos de 2020 e 2023 foram elaborados, discutidos e aprovados os documentos norteadores da gestão institucional, como o Estatuto, o Regimento e diversas normativas internas. Em setembro de 2023 realizou-se a primeira consulta eleitoral da instituição para a escolha de reitor e vice-reitor.
Nova gestão
A vice-reitora, as pró-reitoras(es) e os outros membros da equipe serão nomeados pelo reitor nos próximos dias e assumirão suas funções.
Christiano Peres Coelho é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca, mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia. É professor do curso de Ciências Biológicas e atuou como diretor do Instituto de Biociências.
Alana Flávia Romani é graduada em Medicina Veterinária e tem mestrado em Ciência Animal e doutorado em Sanidade Animal pela UFG. A professora atua na área de clínica de animais de companhia, é docente e tutora do Programa de Residência em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia em Animais de Companhia. É responsável pelo Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário da UFJ e ocupou cargos de gestão na instituição entre os anos de 2015 e 2023.
Por Estae Lima
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama