Da redação do Portal Panorama
Hoje, segunda-feira, 20 de março, marca o início do Outono 2023, estação de transição entre o verão e o inverno. De acordo com as informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), essa estação será caracterizada pelas primeiras incursões de massas de ar frio pelo continente e a temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Equatorial demonstra que este Outono será de neutralidade.
Para essa segunda-feira, o transporte de umidade da região norte do país combinado com o calor, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade, consequentemente teremos pancadas de chuvas isoladas, acompanhadas de rajadas de vento e raios em várias regiões do Estado de Goiás. A capital pode esperar variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuva isoladas, com a temperatura máxima podendo chegar aos 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 55% a 95%. O nascer do sol será às 06:20hs e o pôr do sol às 18:28hs.
Já em Jataí e Rio Verde, a previsão é de variação de nebulosidade, sol com pancadas de chuva isoladas. A mínima está prevista para 19° e a temperatura máxima poderá chegar a 29°, com umidade relativa do ar variando entre 55% a 95%.
É importante destacar que há um alerta para todo o Estado de Goiás quanto ao risco potencial de chuvas locais, com intensidade de moderada a forte. Para a semana, de segunda a quinta-feira, a combinação calor e umidade vai favorecer a formação de áreas de instabilidade em várias regiões do Estado de Goiás, consequentemente teremos pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios. A partir de sexta e sábado o tempo fica mais estável.
Para os meses de abril, maio e junho 2023, os prognósticos indicam que abril será o último mês da estação chuvosa, com precipitações irregulares e temperaturas dentro da média e umidade relativa do ar em declínio. Em maio, a precipitação estará dentro da média histórica e as temperaturas acima da média, com início do período seco e umidade relativa do ar baixa. Focos de queimadas começam a aparecer, consequentemente a piora na qualidade do ar (poluição atmosférica com fuligem, poeira e outros elementos particulados). Já em junho, a precipitação estará dentro da média histórica, com temperaturas acima da média e umidade relativa baixa. Haverá aumento das queimadas e piora da qualidade do ar.
Foto: Tiago Araújo – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br