ELEIÇÕES 2014: Confira a entrevista do Pré-Candidato à Dep. Estadual Eroni Toledo

Notícias Política

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_facebook type=”standard”][/vc_column][/vc_row]

tonolucro

toledo seteComo já é tradição em todo ano eleitoral, o Jornal das Sete, da Rádio Difusora de Jataí, iniciou nesta segunda-feira (26) uma série de entrevistas com os pré-candidatos das eleições de outubro de 2014.

O primeiro a ser entrevistado pelo Izalter, foi empresário Eroni Toledo, que deve se lançar numa disputa para uma vaga na assembleia legislativa de Goiás.

Confira a entrevista:

Eroni, o senhor é de Jataí mesmo?

ERONI TOLEDO: Não. Sou do Rio Grande do Sul e estou aqui há 22 anos, escolhi esta cidade por acreditar em seu futuro, no espírito que os goianos tem, fui muito bem aceito aqui, constituí uma família, sou casado com uma jataiense, tenho um filho jataiense e constitui minhas empresas aqui, no decorrer desses 22 anos.

Qual a sua formação acadêmica?

ERONI TOLEDO: Tenho 3 graduações. Sou engenheiro agrônomo, tecnólogo em marketing e sou advogado. Dentre esses meus estudos, fiz pós-graduação em fitopatologia (doenças de plantas), executivo em negócios, recursos humanos, marketing, direito do trabalho, direito civil e o último curso que fiz foi o mestrado aqui na UFG, em agronomia na área de solos.

Por que o você escolheu se filiar ao PT?

ERONI TOLEDO: Justamente pelo que já comentei aqui sobre a minha filosofia de estudo, observando o crescimento da divulgação da implantação que o governo federal vem implantando principalmente no ensino superior, eu não deixaria e não poderia me furtar de aceitar esta ideia e saber que o governo federal está encampado em divulgar e aumentar o número de escolas de cursos superiores e universidades no país. Temos como exemplo aqui em Jataí, que a poucos anos atrás iniciou-se com poucos cursos e hoje nós temos mais de 25 cursos superiores, além das pós-graduações. Eu entendo que o governo federal está direcionando e levando os nossos jovens para as salas de aulas tanto para um curso de tecnólogo de pouca duração, como o ensino tradicional que é o caso da UFG. Desta forma, eu não poderia entrar para outro partido sendo que a minha bandeira é a educação.

Em sua opinião, a educação é a saída para uma sociedade mais justa?

ERONI TOLEDO: Não tenho dúvida nenhuma que a educação é a grande revolução que nós temos que ter em nosso país. Por exemplo, temos países fora da América, a Europa, a Ásia, onde os governos investiram firme na educação e o país, saiu das cinzas e renasceu então a educação faz com que as nossas crianças e jovens saiam, por exemplo, das drogas, do mundo do crime, entrem na faculdade, e tenham uma profissão. Um país que não tem educação e cultura, não cresce e se torna um país medíocre a educação é a mola principal para podermos ter um país em desenvolvimento.

Em sua opinião, o modelo de educação adotado hoje no Brasil é um modelo correto, um modelo que pode nos alavancar, ou tem coisa errada por aí?

ERONI TOLEDO: A educação é um sistema de aprendizagem e sendo assim há muita mudança. A educação como outro negócio qualquer é dinâmica. Em meu entendimento, o ensino médio deve ser um ensino de tempo integral por que muitos pais vão trabalhar e não tem onde deixar seus filhos, e estes como pré-adolescentes e adolescentes, muitas vezes não fica em casa, mas nas ruas. Então a escola de tempo integral vai colocar estes alunos o dia todo na escola, tanto na parte didática, quanto na parte esportiva.

Você acredita que o governo tem estrutura para manter isso?

ERONI TOLEDO: O ensino médio é de responsabilidade do governo estadual, sendo assim, não dizendo que o governo federal não pode ter, temos escolas técnicas. Eu sou oriundo de escolas técnicas e vim de escola em tempo integral, eu entendo que temos que ter uma prioridade para educação, dinheiro e recurso têm, falta é a gestão. Nossa população hoje, paga um dos maiores impostos do mundo, então recursos para estas finalidades existem, temos apenas que direcionar esses recursos.

Qual é a sua intenção em ser deputado estadual?

ERONI TOLEDO: Eu nunca fui candidato a um cargo eletivo, mas observando o comportamento da nossa população e dos nossos políticos, observei que a população pede mudanças urgentes, mudanças na política onde nós temos que ter candidatos e políticos que tragam recursos e benefícios para a nossa população. A população quer algo diferente, novo e é neste contexto que entra o meu nome, uma pessoa que está recém chegando à política além do que a nossa região é muito próspera, no agronegócio, por exemplo, aqui em nossa região são duas safras, não existe mais safrinha, são duas safras cheias onde a pecuária, tanto a de corte como a leiteira, também é bastante expressiva e o nosso sudoeste goiano não pode ficar sem um representante, então nesse sentido, eu coloco meu nome a disposição para apreciação do partido.

Nós temos hoje dois deputados, eleitos evidentemente não só com votos de Jataí, mas que representam o nosso município. Este pessoal está meio que inerte, em sua opinião está faltando um pouco mais de ação dos deputados?

ERONI TOLEDO: Olha, quem fala não sou eu e sim a população então tem casos seríssimos que seria de responsabilidade dos nossos deputados, cito uma delas a área de industrialização, agora Jataí não vai ser industrializada por um motivo muito simples, nós não temos energia para o nosso próprio consumo, é onde se vê nossos pequenos produtores onde tem bacia leiteira muitas vezes jogam o leite fora por falta de energia. Ficam-se três, quatro dias sem o fornecimento de energia e condições para o mantimento para resfriar este leite. Duas semanas atrás, tivemos uma visita na comigo, onde o presidente da comigo nos informou que construiu dois armazéns próximos aqui da nossa região e não tem energia então colocaram um motor estacionário a diesel, onde o custo para manutenção para fazer estes armazéns funcionar é quatro vezes maior, ele nos falou do projeto de seis armazéns para nossa região a comigo paralisou esse projeto, por que aqui não tem energia, o que é um absurdo, pois estamos em pleno século XXI e não temos energia. A energia é um fator primordial para podermos trazer uma indústria. Não podemos trazer uma indústria pra cá se não tiver energia.

Agora neste momento em que o país vive em um apagão nacional e praticamente todo o território nacional tem problema, faltou o que neste caso? Planejamento, uma ação de parlamentares, do executivo, o que faltou para que o Brasil e o setor energético acompanhasse esse desenvolvimento da nação?

ERONI TOLEDO: Bem, vou falar de nossa região e de nosso estado. Em nosso estado hoje, energia tem, o que falta é investimento do governo do estado em redes de distribuição. Nós temos um programa aqui “Luz para todos”, onde não existe luz para todos, isso ficou a cargo do governo e não chegou essa iluminação para população rural, são muitas propriedades que não tem ainda. Então o que falta é uma gestão.

Qual é a sua avaliação do governo estadual como um todo?

ERONI TOLEDO: É um governo que já está há muito tempo no poder, que vem sofrendo os desgastes e em meu entendimento a população quer mudanças. Poderia ter feito maiores benefícios para nosso estado, para industrialização e temos outro problema seríssimo, não só da nossa região, mas do estado inteiro que também é de responsabilidade do estado, que é a questão de segurança. Nós tivemos nos últimos 4 anos, policiais civil parados mais de 1 ano em greve, por que ela quer recursos, quer ser melhor remunerada e nós temos que valorizar nossos profissionais, tanto o profissional na policia civil quanto na policia militar, principalmente na falta de instrumentos e veículos de trabalho, por exemplo, a polícia militar, a maioria de nossos policiais não usa nem colete a prova de bala. A polícia lida e trabalha o dia inteiro com bandidos, troca tiro com bandidos e não tem instrumentos para o seu próprio trabalho e empresas particulares, privadas, tem que dar condições para os seus funcionários, agora o governo que tem a estrutura e a máquina na mão não dá condições para os seus próprios policiais trabalhar é um absurdo. Outro absurdo que temos aqui em Jataí, nosso prefeito teve que construir a sede da própria polícia, é responsabilidade do governo do estado, banco de horas a prefeitura que tem que pagar e isso tudo é responsabilidade do governo do estado e nós temos que fazer o contrário, o governo do estado tem que trazer benefícios para a polícia, não o município levar recursos para os policiais.

Agora em relação ao governo municipal?

ERONI TOLEDO: O Humberto Machado está fazendo o papel, é um prefeito que hoje trouxe grandes benefícios para a nossa população em virtude de ter recursos federais, nós temos muitas obras federais aqui, só para citar algumas, como em andamento, o aeroporto, a UFG, o IFET, temos a duplicação do anel viário, temos o minha casa minha vida que são mais de duas mil casas, onde tem também uma contrapartida do governo do município, vários m² de asfalto oriundo de recursos do governo federal, em fim, são várias obras e vários recursos que vieram e o prefeito municipal que tem elaborado esse projeto e dado andamento na sequência desses recursos.

E por último a avaliação do governo federal?

ERONI TOLEDO: Eu o avalio positivamente. É claro que nós temos que avançar em muitos pontos, a educação como eu falei, eu considero um dos pontos que mais avançou. Nós temos hoje em nosso país do governo Lula até hoje, muitas universidades instaladas onde nunca se sonhava ter universidades, por exemplo, aqui em Jataí, agora no próximo semestre já começa o curso de medicina, o que era um sonho dos jataienses, então é recurso federal. Agora temos muitas coisas para evoluir e o nosso país com extensão continental não pode parar, a partir do momento que tem avanço de uma determinada área, tem outra área que temos que avançar também e é uma constante, precisamos constantemente de mudanças e de alavancar nossa economia.

Após a entrevista, Izalter leu algumas perguntas e recados dos ouvintes para Eroni Toledo e finalizou a entrevista com agradecimentos ao empresário e candidato.

Transcrição Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.