Foto: Internet

Algumas plantas comuns em nossos quintais e jardins podem ser perigosas para os animais domésticos...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Cães e gatos podem muitas vezes se alimentar de plantas, quando estão estressados, com desconforto gástrico, ou simplesmente pelo aroma, cor e sabor das plantas. Os animais jovens, por curiosidade, podem ingerir plantas tóxicas em casa.

A maioria das plantas ornamentais são tóxicas para os cães e gatos. Em relação ao nível de toxidade de cada planta é interessante analisar a via de absorção (se digestiva ou tópica), a quantidade ingerida e também a parte do vegetal que foi comida pelo pet.

Os sinais clínicos para a intoxicação por plantas são inespecíficos, podendo variar entre náuseas, vômito, constipação, oligúria, polidpsia, distúrbio respiratório, hipertermia, hiperemia, secura da pele e mucosas, entre outros, podendo ser confundidos com doenças infecciosas e/ou parasitárias.

Para não ter que se desfazer de algumas destas plantinhas em casa, a dica, no caso dos cachorros, é mantê-las em lugares altos, como em cima de móveis, ou em suportes de parede. Outra opção é fazer o uso de sprays com gosto ou cheiro repelentes para os pets. Exercício físico e estímulo com brinquedos são hábitos saudáveis que diminuem o tédio e o estresse dos pets, direcionando a atenção deles para outro objeto.

Se o seu animal comeu planta tóxica, o procedimento ideal é procurar imediatamente um veterinário, independentemente da gravidade dos sintomas!

É importante que o tutor tenha conhecimento dessas plantas para a segurança de seu animal. Abaixo, conheça algumas das plantas tóxicas mais comuns em casa:

Espada de São Jorge
(Sansevieria trifasciata)
Jiboia
(Scindapsus aureus)
Bico de papagaio
(Euphorbia pulcherrima)
Costela de Adão
(Monstera deliciosa)
Azaleia
(Rhododendron spp.)
Copo de leite
(Zantedeschia aeothiopica)
Comigo-ninguém-pode
(Dieffenbachia spp.)
Coroa de Cristo
(Euphorbia milii)
Lírio
(Lilium spp. e Hemero-callis spp.)
Primula ou primavera
(Primula abconica)
Hortênsia
(Hydrangeia macrophylla)

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão por Estael Lima
Foto: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE