Panorama Responde Top Destaque

Panorama Responde: O que é Crédito Responsável?

Assumir o controle de sua vida financeira – com consciência do quanto você ganha e quanto você gasta – é o primeiro passo para garantir a sua tranquilidade e também a realização dos seus sonhos. Confira dicas de como usar o crédito com responsabilidade.

Hoje, muito se tem falado sobre crédito responsável. Assumir o controle de sua vida financeira – com consciência do quanto você ganha e quanto você gasta – é o primeiro passo para garantir a sua tranquilidade e também a realização dos seus sonhos.

O que é o crédito responsável?

O crédito responsável é um compromisso entre todos aqueles que tomam e oferecem crédito. Quem oferta, precisa seguir várias diretrizes de transparência, deixando claro tudo que você precisa saber antes de assumir uma obrigação financeira. Por outro lado, quem contrata se dispõe a manter suas informações cadastrais atualizadas e saldar a dívida em dia.

O programa de autorregulação de Crédito Responsável foi instituído pela FEBRABAN com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade, segurança, sustentabilidade e harmonia nas relações de consumo das operações financeiras, e de estabelecer diretrizes e procedimentos a serem observados nas etapas de oferta e contratação de crédito, bem como no tratamento dos consumidores superendividados.

1. Prepare-se com antecedência

Antes de assumir qualquer compromisso financeiro você deve conhecer seus ganhos e gastos, definindo quais são suas prioridades e o que pode ser classificado como consumo desnecessário. Depois, faça um acompanhamento mensal, organizando todas as receitas e despesas do mês.

Se sua renda for maior do que as despesas, você está no caminho certo. Se elas se igualam, comece a buscar soluções para formar uma reserva para emergências. Mas, se o resultado mostrar que as saídas são maiores que as entradas de recursos, está na hora de você rever seu comportamento financeiro.

Crédito Responsável Sicredi

2. Decida com segurança

Quanto mais sua vida financeira estiver organizada, mais fácil será de tomar crédito para alcançar seus objetivos. Se esta for a opção, não esqueça de conhecer as diferentes linhas de crédito, escolha a que melhor se enquadrar no perfil, levando em conta as melhores taxas e condições.

3. Fique atento ao CET

O Custo Efetivo Total (CET) corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte. O objetivo do CET é informar clara e transparentemente o custo real de uma operação de crédito, facilitando a comparação entre as ofertas do mercado.

O CET deve ser expresso na forma de taxa percentual anual, incluindo taxa de juros, tributos, tarifas, seguros e outras despesas cobradas na operação.

“Criado pelo Conselho Monetário Nacional, o Custo Efetivo Total deve ser informado às pessoas físicas antes da contratação de um empréstimo ou financiamento.”

4. Liquidação antecipada

Se você fez um empréstimo ou financiamento e quer acabar com a sua dívida antes do prazo, há a opção de fazer a liquidação antecipada. Isto pode ser feito a qualquer momento e contará com redução dos juros pactuados.

Qual o papel da cooperativa de crédito?

As cooperativas de crédito tem um jeito diferente de lidar com a concessão de crédito. Como sua missão é fazer com que todos os associados realizem seus sonhos, o primeiro cuidado é ajudar a alinhar a necessidade com as melhores opções e condições de financiamento. Acreditamos que é assim, com crédito dado com responsabilidade, que todos cresceremos juntos.

O Sicredi tem as melhores oportunidades para você

O Sicredi é o parceiro ideal para te acompanhar e ajudar em todas as suas conquistas. De forma responsável e transparente, nós vamos, juntos, organizar a sua vida financeira.

Saiba mais sobre: https://www.sicredi.com.br/site/home

Larissa Pedriel
Foto Capa: Divulgação
panorama.not.br

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...