De acordo com o especialista, a Campanha Outubro Rosa é bastante efetiva uma vez que é divulgada amplamente na imprensa.

O Hospital Alberto Rassi (HGG) promove neste mês uma campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A ação mundialmente conhecida como Outubro Rosa começa nesta quinta-feira, dia 1º, no Ambulatório de Medicina Avançada da unidade, para pacientes, familiares, colaboradores e público em geral. A partir das 8 horas, o médico patologista da Secretaria da Saúde, Cláudio Amorim, que atua na Gerência da Saúde da Mulher, aborda o assunto.

De acordo com o especialista, a Campanha Outubro Rosa é bastante efetiva uma vez que é divulgada amplamente na imprensa. “Vamos abordar sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero que mais matam mulheres no mundo. Durante este mês, geralmente nós conseguimos um alcance muito grande, com divulgação intensa em todos os meios de comunicação. Isso desperta o interesse das mulheres em procurar saber e fazer os exames de prevenção, que é o principal foco do movimento”.

Durante a palestra, o público poderá tirar dúvidas sobre o câncer de mama e as formas de prevenção. “É importante conscientizar as pessoas que se o câncer for descoberto no início, as chances de cura são muito grandes”, afirma o médico. Na abertura da campanha no HGG também serão distribuídos laços cor de rosa e panfletos informativos. Além disso, durante todo este mês, a fachada do hospital estará iluminada na cor do movimento Outubro Rosa.

O Hospital Alberto Rassi oferece 600 vagas de mamografia por mês. Para ter acesso ao exame, as usuárias devem ser atendidas primeiramente pela chamada Atenção Básica, Cais e Ciams, onde serão encaminhadas depois da consulta com um ginecologista.

A campanha
Essa ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença. No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. A estimativa do Instituto é que foram mais de 57 mil novos casos no Brasil em 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce é o primeiro e mais importante passo para a cura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE