O whey protein (proteína do soro do leite) é um suplemento alimentar muito usado para o ganho de massa muscular. O produto contém aminoácidos essenciais que ajudam a construir e a reparar os músculos.
Comercializado em forma de pó, o whey costuma ser misturado ao leite ou à água, dependendo dos objetivos e das preferências de quem o consome. Também é comum que frutas sejam incluídas no preparo, deixando o shake mais saboroso e nutritivo.
O nutricionista Bruno Rua, afirma que quaisquer frutas podem ser misturadas ao whey. O profissional alerta, entretanto, que as cítricas, geralmente, não combinam com o sabor do suplemento à base de leite.
De acordo com Bruno, morango, banana e mamão são excelentes opções para se misturar ao whey, mas devem ser escolhidas de acordo com os objetivos da pessoa. “A banana é uma boa opção para quem quer ganhar massa magra, mas tem uma alta densidade calórica, por isso pode atrapalhar quem busca o emagrecimento“, afirma.
Bruno ressalta a necessidade de orientação profissional para a prescrição de uma dieta equilibrada, caso deseje uma transformação corporal. “A dieta precisa ser vista de maneira global e pensada de acordo com os hábitos do paciente”, pondera.
A nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, concorda que a melhor fruta para misturar com whey protein precisa ser avaliada dentro do plano alimentar de cada um. “Algumas pessoas, por exemplo, têm dificuldade de digerir a proteína do leite, por isso ficam com o intestino mais preso. Para estes, o mamão é uma excelente opção por facilitar o trânsito intestinal”, comenta.
E se o objetivo for o emagrecimento?
Os dois nutricionistas apontaram o morango como uma excelente opção para ser misturada ao shake de whey, pois a fruta tem poucas calorias. “Entre as tradicionais, a melhor fruta é o morango: são apenas 30 calorias para cada 100 gramas”, comenta Bruno Rua.
Laura lembra que o morango é rico em nutrientes essenciais, como vitamina C, manganês, folato e fibras. “O whey com morango é uma excelente opção de vitamina pré ou pós-treino”, afirma. Outras frutas vermelhas – que são chamadas “berries”, como mirtilo, framboesa e amora – são igualmente boas, mas um pouco difíceis de encontrar.
Por Érica Montenegro
Foto: SportLife/ Reprodução
Jornalismo Portal Pn7