O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra agora é feriado em todos os Estados.

Em dezembro de 2023, o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou o Projeto de Lei que decretou como feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Portanto, a partir desta data, o dia 20 de novembro passou a figurar como feriado em todos os Estados do Brasil.

Em 2011, a Presidente vigente, Dilma Rousseff (PT), tornou essa data o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, pois o dia 20 de novembro remete à morte de Zumbi em 1695, líder do Quilombo de Palmares, um dos maiores marcos da resistência contra a escravidão no país durante o Brasil Colônia. Contudo, até o ano passado, ela era um feriado apenas para os seguintes Estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.

A importância da data

Conforme o historiador Roberto Zapelini, Zumbi e o Quilombo dos Palmares são personagens fundamentais na história da resistência negra no Brasil Colonial. O Quilombo dos Palmares foi uma comunidade autônoma formada pela população negra fugida das senzalas, localizada na Serra da Barriga, na região Nordeste do Brasil, que perdurou até 1694. Ele foi um local de libertação que representou a resistência coletiva e organizada contra a opressão do sistema escravocrata. Zumbi foi o maior líder do Quilombo de Palmares, tornando-se um símbolo de resistência e liberdade.

Em resumo, o historiador contou ao Curta Mais que o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra enfatiza a valorização da cultura e identidade afro-brasileira, da luta contra a discriminação racial e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Além de reconhecer a contribuição histórica e cultural dos afrodescendentes na formação do Brasil e na construção de sua identidade como nação.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE