Cães & Cia Colunistas Top Geral

Novembro Azul Pet

Novembro azul é o mês dedicado à conscientização a respeito do câncer de próstata. Você sabia que os animais também podem sofrer desse mal?
Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Novembro azul é o mês dedicado à conscientização a respeito do câncer de próstata. Os animais também podem sofrer desse mal.

Quando os animais não são castrados, a próstata pode sofrer modificações por conta de hormônios e desenvolver o câncer. Com a idade, os hormônios dos testículos começam a funcionar de forma irregular, estimulando a próstata a sofrer um aumento de tamanho e de forma, além de modificações em sua textura.

No entanto, a incidência é maior em cães de grande porte. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos, entre 8 e 12 anos. O tumor apresenta alto grau de malignidade, causando metástases, ou seja, afetando vários outros órgãos. A dificuldade para defecar, incontinência urinária, complicação respiratória, constipação intestinal e perda de peso são os principais sintomas.

A melhor forma de prevenção é a Orquiectomia: procedimento cirúrgico para a castração de cães e gatos do sexo masculino. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances e a velocidade de cura do animal. Com a castração, a incidência de câncer de próstata diminui até 90%, além do controle de comportamento quanto à marcação de território.

Depois de instalado o câncer de próstata, o que se consegue é prolongar normalmente a vida do animal, prezando sua qualidade e minimizando qualquer tipo de sofrimento. Por estes motivos, recomenda-se sempre que sejam feitas visitas regulares ao médico veterinário para identificação precoce de qualquer alteração. Em torno dos 6, 7 anos, fazer exames preventivos, como o toque retal para palpação da próstata, que é um exame muito simples, feito durante a consulta.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?