27 de dezembro de 2024
Jackelyne Dutra 2– Veterinaria Medica
Crônicas ou agudas as diarreias podem prejudicar muito o bem-estar animal...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

O trato gastrointestinal é responsável pela ingestão e digestão dos alimentos e pela absorção dos nutrientes, além disso representa grande importância na defesa do organismo ao eliminar os antígenos ali presentes. Como mecanismo de defesa há a produção de ácidos gástricos, enzimas digestivas, muco, movimentos peristálticos e secreção de imunoglobulinas.

Doenças gastrointestinais em cães e gatos compõem um conjunto de desordens que podem ter as mais variadas causas. A influência da nutrição no sistema gastrointestinal é direta e imediata. Fatores como frequência alimentar, tamanho da porção da refeição, textura e composição de macro e micronutrientes do alimento exercem efeitos diretos e indiretos no organismo e na microbiota intestinal.

Diarreia aguda ou crônica, vômitos e anorexia estão presentes na maioria das patologias, podendo dificultar o diagnóstico específico. As causas mais comuns para o desenvolvimento dessas patologias são: vírus, parasitoses, infecção bacteriana, hipersensibilidade alimentar, estresse, entre outros.

Tem-se implicado uma ampla variedade de vírus na etiologia de vômito e diarreia aguda e crônica nos cães, entre eles podemos destacar o parvo vírus, coronavírus e rotavírus.

Nas infecções parasitárias, podemos citar Toxocara canis, Ancylostoma caninum e Dipylidium caninum, que são os principais vermes que adoecem os PETs. Além de debilitarem os animais, possuem papel relevante na saúde pública, pelo fato de alguns serem zoonoses, ou seja, são transmitidas ao homem. Os vermes do Dipillidium caninum podem ser observadas à olho nu nas fezes ou ao redor do ânus dos cães.

As infecções por protozoários do gênero ISOSPORA e GIÁRDIA são as mais comuns. Diarreia com odor fétido presença de muco e estrias de sangue. Os animais jovens são mais susceptíveis a essas infecções. Como prevenção deve ser realizado a limpeza e desinfecção dos ambientes e realizada a vermifugação periódica.

Processos localizados no intestino delgado se caracterizam, geralmente, por frequência e volume de fezes normal ou aumentado, ausência de muco, tenesmo. Processos localizados no intestino grosso, por sua vez, geralmente resultam em evidente aumento na frequência de defecações com menor volume, é comum a presença de muco, tenesmo, urgência em defecar.

Outra diferenciação diagnóstica refere-se a processos agudos ou crônicos. Diarreias agudas duram de poucos dias até 2 semanas e suas principais causas são os agentes infecciosos. As diarreias crônicas são aquelas presentes por período superior a três semanas. Podem resultar de vários tipos diferentes de doença, como inflamação crônica, disbiose, reações adversas ao alimento, linfoma alimentar, distúrbios imunológicos, entre outros.

Algumas formas de manter a microbiota intestinal equilibrada são: evitar trocas bruscas na alimentação e uso de alimentos impróprios para espécie; manter os protocolos vacinais atualizados; realizar vermifugação criteriosa de acordo com acompanhamento profissional; não fazer uso indiscriminado de medicamentos; fornecer dieta adequada e de qualidade; fornecer água de boa procedência e minimizar fatores estressantes.

Se o seu animal apresentar diarreia, vômitos e anorexia, o leve imediatamente ao médico veterinário de sua confiança, para correto diagnóstico e tratamento da doença.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão por Estael Lima
Foto Capa: Karoline Lima
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?