A Nestlé anunciou na segunda-feira (2) o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon, após identificar a presença de aflatoxinas em concentrações acima do limite permitido pela legislação brasileira.
Os produtos afetados incluem os sabores Snack Morango e Banana e Snack Laranja e Banana, com datas de validade entre maio e julho de 2025. As aflatoxinas são toxinas produzidas por fungos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos. O consumo prolongado de alimentos com níveis elevados de toxina pode ser prejudicial à saúde, podendo, em casos mais graves, causar danos ao fígado.
Segundo a Nestlé, uma detecção ocorreu durante análises de qualidade de rotina. Apesar da concentração estar acima do limite permitido, a empresa afirma que os níveis encontrados estão muito abaixo da quantidade necessária para causar intoxicação aguda. Para que isso ocorra, seria necessário o consumo diário de cerca de 18 quilos do produto durante 1 a 3 semanas.
O recolhimento está sendo realizado de forma coordenada com as autoridades brasileiras, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já proibiu a comercialização dos lotes afetados. A empresa enfatizou que os produtos da linha ‘Meu Primeiro Lanchinho’ de lotes que não pertencem aos contaminados continuarão sendo vendidos pela Nestlé.
A Nestlé orienta os consumidores que possuam produtos dos lotes indicados a não consumi-los. A devolução pode ser feita gratuitamente, com reembolso garantido. Para isso, é necessário entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelos canais:
E-mail: faleconosco@primeirolanchinho.com.br
Telefone: 0800-761-2500 (atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h).
Fonte: Mais Goiás
Foto: Divulgação/Nestlé
Jornalismo Portal Pn7