HPV pode causar câncer, e jovens de 15 a 19 anos ainda podem se vacinar em Goiás

HPV pode causar câncer, e jovens de 15 a 19 anos ainda podem se vacinar em Goiás

O Governo de Goiás convocou adolescentes e jovens de 15 a 19 anos para receberem a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A medida acompanha a prorrogação da estratégia nacional de resgate vacinal até o fim do primeiro semestre de 2026.

A vacinação de rotina atende meninas e meninos de 9 a 14 anos. No entanto, a ampliação temporária permite que jovens não vacinados de 15 a 19 anos recebam a dose gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o Estado busca ampliar a cobertura e alcançar quem ainda não se protegeu.

Dose única facilita adesão

Desde 2024, o esquema vacinal contra o HPV passou a ser de dose única. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da imunização como forma de prevenir o câncer do colo do útero e outras doenças associadas ao vírus.

Atualmente, Goiás conta com mais de mil salas de vacinação em todos os municípios. Dessa forma, jovens podem procurar a unidade mais próxima para atualizar a caderneta.

Orientação da Secretaria de Saúde

A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, orienta pais, responsáveis e os próprios jovens a aproveitarem a oportunidade. “A vacina contra o HPV é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir cânceres evitáveis. Por isso, convocamos todos os jovens de 15 a 19 anos de Goiás a colocarem a caderneta em dia. A proteção começa agora e dura para a vida inteira”, afirma.

Para se vacinar, basta apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação. Além disso, o imunizante é seguro, eficaz e gratuito pelo SUS. Já na rede privada, a dose custa, em média, R$ 900, conforme a clínica e o laboratório.

Sobre o HPV

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Além disso, o vírus pode causar verrugas genitais e cânceres como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. Nos homens, o sinal mais frequente é a verruga genital. Nas mulheres, o câncer do colo do útero figura entre os mais comuns dos cânceres ginecológicos.

Dados de vacinação

Segundo o Ministério da Saúde, até dezembro, o país aplicou 208.789 doses da vacina contra o HPV em jovens de 15 a 19 anos. Desse total, 90.994 foram em mulheres e 117.795 em homens.

Em Goiás, o Estado registrou 9.676 doses nesse público, sendo 3.840 em mulheres e 5.836 em homens. Atualmente, a cobertura vacinal na faixa de 9 a 14 anos alcança 85,27% entre meninas e 75,22% entre meninos.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.