MP e CGU realizam premiação do Concurso de Redação e Desenho “Pequenas Corrupções – Diga Não!”

Notícias Top Geral

Na tarde desta quarta-feira (9/12), Dia Internacional de Combate à Corrupção, foram entregues, na sede do Ministério Público em Goiânia, os prêmios do “Concurso de Redação e Desenho Pequenas Corrupções – Diga Não!”. A premiação regional, que é uma parceria entre o MP, a Controladoria-Geral da União no Estado de Goiás (CGU) e o Grupo de Atuação Fiscal de Goiás, contou com as presenças do procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira; o chefe da CGU, Valmir Gomes Dias; o coordenador do Grupo Estadual de Educação Fiscal de Goiás, José Humberto Corrêa de Miranda; e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAO Educação), Simone Disconsi De Sá Campos; além de alunos e representantes das escolas premiadas.

Antes da entrega dos prêmios, cantores líricos do projeto Ciranda da Arte apresentaram três peças musicais, ressaltando a importância da música nas escolas. Dando início à solenidade, a promotora Simone Disconsi agradeceu a participação dos alunos, dando destaque à importância da inserção do tema sobre as pequenas corrupções nas escolas em caráter preventivo. O chefe da CGU em Goiás também discursou sobre a significância do concurso, que leva os jovens a pensarem em formas de enfrentamento à corrupção.

O procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, relembrou o Dia Internacional do Combate à Corrupção, celebrado hoje, e enfatizou a importância que ferramentas como a imprensa livre e a independência das instituições possuem nesse combate. Lembrou ainda que concursos como o realizado sensibilizam os jovens sobre o prejuízo das pequenas corrupções, sendo um tijolo a mais na construção de um país menos corrupto.

Antes das premiações regionais, foram homenageadas as instituições goianas de ensino premiadas no âmbito nacional sendo elas: os colégios militares Polivalente Modelo Vasco dos Reis, Hugo de Carvalho Ramos, Manuel Vila Verde, Nestório Ribeiro e Nader Alves Santos; os colégios estaduais Joaquim Edson de Camargo, Olavo Bilac, Santa Bernadete, Joaquim Câmara e Gracinha de Lourdes; além da Faculdade Alfredo Nasser. O responsável pela entrega dos prêmios, José Humberto Corrêa de Miranda, na oportunidade, destacou o papel de toda a sociedade na construção de um Brasil não corrupto e parabenizou os participantes por mostrarem que o País tem jeito.

Partindo para a homenagem dos ganhadores regionais das categorias desenho e redação, foram chamados ao palco os primeiros lugares que receberam das mãos das autoridades. Os promotores Tarsila Costa Guimarães, da Promotoria de Goianésia, e Carlos Luiz Wolff de Pina, da Promotoria de Silvânia, cidades que tiveram estudantes premiados, foram convidados a participar da celebração. Além delas, alunos contemplados são de Goiânia, Anápolis, Jataí e Inhumas.

Representando os vencedores, as premiadas com 1º lugar na “categoria redação”, nos âmbitos nacional e regional, Ana Clara Serra Chater e Vitória Aires Barbosa de Andrade Borba, leram suas redações para o público. Além delas, foram premiados na categoria: Isabela Assis Duarte, Carolina Mendes de Paula, Leonardo Fernandes Cordeiro, Bianca Ferreira de Souza, Lorrany Soares Batista e Felipe Ferreira Oliveira. Na “categoria desenho”, venceram Gabriele Luiza Nunes de Medeiros, Camile Vitória Pinto, Frederico Augusto Flores de Oliveira, Hugo Vinicius Tavares e Gabrielle Nery de Souza Oliveira.

Também estiveram presentes na cerimônia o procurador da República em Goiás Hélio Telho Correia Filho; o coordenador do CAO do Patrimônio Público, Rodrigo César Bolleli Faria; o procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Município, José Gustavo Ataíde; a coordenadora do CAO da Infância e Juventude, Karina D’Abruzzo; a diretora da Escola Superior do MP-GO, Ana Paula Nery; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Ester Galvão; o chefe de gabinete da Secretaria da Fazenda de Goiás, Sérgio Inácio de Oliveira; e o coordenador do Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO), Bruno Cézar da Luz Pontes. A solenidade foi parte da programação promovida pelo Focco em celebração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.

Assinaturas
Na entrada do evento, foram colhidas assinaturas para campanha nacional “10 Medidas Contra o Combate à Corrupção”. A meta da campanha é colher 1,5 milhão de assinaturas em todo o País.

Ana Carolina Jobim – Foto; Aline Fortini – estagiária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.