De Casa Nova Top Geral

Maratona das 5 dicas pra renovar a casa dos vícios diários #1

Foto: Internet
Quer renovar sua casa sem gastar nada com isso? Então acompanha essa maratona de dicas pra fazer isso de forma fácil...

Vamos começar a partir de hoje uma maratona com dicas simples, que você não necessariamente precisará gastar nada, e pode libertar (ou pelo menos melhorar) os pequenos vícios diários que aos poucos deixam os cantos de casa cheios e sem necessidade.

Estamos em janeiro, e mesmo que esteja no fim, ele representa pra todos o início de um ciclo. E que tal iniciar renovando pontos de casa que você sempre “deixa pra depois”?

#1 – Nossa primeira dica é escolher aquela gaveta, armário, parte de guarda-roupa ou aquela mesa que está cheia de coisas que não deveriam estar ali, papéis desnecessários ou qualquer outra coisa que você sempre procrastina para organizar.

Certamente você deve ter vários locais assim, mas procure inicialmente algo pequeno e gerenciável. Pense em maneiras para segmentar ou compartimentar e deixar para que os próximos objetos a serem guardados ali sigam um padrão fácil para que não volte a se tornar uma bagunça. Esvazie, limpe, classifique e guarde.

#2 – Faça um planejamento para sua casa ideal. Parece bobo, mas anotar os pontos que se quer arrumar, limpar ou organizar em casa facilita a colocar em prática. Isso porquê as idéias se tornam concretas sendo escritas, e fáceis de serem localizadas e lembradas.

Percorra sua casa com um bloco de papel, seccione as áreas e pontue cada detalhe. Tente ir eliminando-as sempre que puder ou tiver tempo como por exemplo: todo sábado pela manhã faça duas das tarefas.

#3 – Crie um ponto para deixar ou pegar coisas corriqueiras de saída e entrada em casa. Pode ser uma estante, uma mesa, ganchos, suportes para chaves, um espelho pra dar uma última conferida antes de sair… Basicamente seu ponto de parada entre sua casa e o mundo lá fora.

Aqui você pode adicionar coisas personalizadas para seu dia a dia, e fica sendo seu espaço de deixar objetos que antes ficavam perdidos pela casa pois não tinham lugar específico mas que sempre se usa ou precisa (o celular é uma peça curiosa pra se deixar aqui).

Foto: Internet

#4 – Organize os alimentos na cozinha, seja sua despensa, seu armário, balcão, geladeira ou freezer. Nem sempre se tem o hábito de ter uma despensa em casa, mas existe algum lugar que você guarda os alimentos, e é dele que estamos falando!

As perguntas base para cada item são: Você ou alguém da sua casa come isso? Você ou essa pessoa gosta disso? Se “não” para alguma dessas questões o destino é lixo, caso não esteja dentro da validade, ou doação. Da mesma forma: esvazie, limpe, classifique e guarde seguindo algum padrão de organização.

#5 – Mude a casa. Isso mesmo, se quer se livrar de coisas “encalhadas” você precisa enxergá-las, e ao limpar e mover os móveis pode trazer essa visão. Muda-los de lugar e/ou posicionar melhor os objetos te mostram o ambiente de forma diferente.

Afinal, quando isso acontece, deixa um ar de casa nova, de novidade, e você pode trocar alguns deles por novos, substituir, mudar de ambiente da casa, doar ou reformar. Aqui a imaginação pode ir longe.

Gostou das dicas? Fique ligado na parte #2 da maratona.

Maria Alice
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Powered by