Vídeo denuncia policiais em Jataí por supostas ameaças e extorsão

Vídeo denuncia policiais em Jataí por supostas ameaças e extorsão

Vídeo denuncia policiais em Jataí: comerciante relata supostas ameaças

Um vídeo que denuncia policiais em Jataí por supostas ameaças e tentativa de extorsão ganhou grande repercussão nesta semana. A gravação foi feita na tarde de terça-feira (19), em frente a uma oficina da cidade, e mostra um comerciante acusando três policiais militares — dois uniformizados e um à paisana.

Segundo o comerciante, os militares estariam cobrando dívidas de terceiros e usando a viatura da corporação para intimidá-lo. Ele relata ainda que teria recebido supostas ameaças, incluindo a possibilidade de drogas e armas serem colocadas em seu veículo, além de ser preso injustamente.

O comerciante afirma também que ouviu que poderia ser morto caso não cumprisse as exigências. No final da gravação, cita os nomes dos policiais e pede providências ao governador de Goiás.

Polícia Militar investiga caso após vídeo denunciar policiais em Jataí

Na manhã de quarta-feira (20), a Polícia Militar de Goiás confirmou a abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM). Assim, a corporação informou que já apura a conduta dos policiais citados no vídeo.

A instituição destacou que todas as medidas seguem a legislação vigente. Durante o período de apuração, a PM mantém os policiais sob medidas cautelares. Dessa forma, garante que o processo será conduzido com transparência até o esclarecimento dos fatos.

Supostas condutas em investigação

O vídeo que denuncia policiais em Jataí levanta suspeitas de diferentes crimes, que agora estão sob investigação. Entre as possíveis tipificações estão ameaça, em razão das declarações de violência contra o comerciante; abuso de autoridade, pelo suposto uso da função policial em benefício de terceiros; e extorsão, caso a cobrança de dívidas mediante intimidação seja confirmada.

O comerciante também afirmou que foi ameaçado com a possibilidade de drogas e armas serem colocadas em seu veículo. Se essa acusação se comprovar, pode caracterizar denunciação caluniosa.

Além disso, os policiais citados também respondem à legislação castrense. Nesse âmbito, a conduta relatada pode configurar crimes previstos no Código Penal Militar e resultar em transgressões disciplinares graves, que variam de punições administrativas até a exclusão da corporação.

Repercussão em Jataí

O caso repercutiu fortemente em Jataí. Além disso, o vídeo provocou debates acalorados em redes sociais, e moradores exigem providências imediatas.

Enquanto isso, a investigação da Polícia Militar segue em andamento. Portanto, o inquérito será decisivo para esclarecer se houve desvio de conduta ou crime praticado por agentes da corporação.

Íntegra da nota da Polícia Militar

“NOTA À IMPRENSA

A Polícia Militar do Estado de Goiás informa que, diante dos fatos recentemente divulgados em vídeo, adotou todas as medidas administrativas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente.

Foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos policiais envolvidos, quanto à eventual prática de crimes e/ou transgressões disciplinares.

Durante o período de apuração, os militares permanecerão submetidos a medidas cautelares, até o completo esclarecimento dos fatos.

Assessoria de Comunicação Social
5ª Seção do Estado-Maior Estratégico – PMGO

Share this content:

Nalanda Gabrielle

Vivendo a vibe do mkt visual! A estrategista que transforma ideias em imagens. Conectando marcas e pessoas com muita criatividade e estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.