Jataí terá tempo seco e sem chuva; massa de ar polar mantém frio no Sudoeste de Goiás

Jataí terá tempo seco e sem chuva; massa de ar polar mantém frio no Sudoeste de Goiás
Foto: Vânia Santana

Os moradores de Jataí devem enfrentar mais um amanhecer de temperaturas baixas nesta sexta-feira (27). Segundo o boletim meteorológico divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a atuação de uma massa de ar frio de origem polar continua influenciando o clima em grande parte do estado, mantendo o tempo firme, sem previsão de chuva e com temperaturas mais amenas durante as primeiras horas do dia.

Para Jataí, a previsão indica temperatura mínima de 13°C e máxima de 27°C. O dia será marcado por predomínio de sol com variação de nebulosidade e não há previsão de chuva, com precipitação estimada em 0,0 milímetro. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 90%, ficando mais baixa durante o período da tarde, situação típica do inverno no Centro-Oeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GOIÁS NO CAMINHO SEGURO | GOVERNO DE GOIÁS

A massa de ar polar continua favorecendo manhãs frias em todo o Centro-Sul goiano. Apesar do frio nas primeiras horas do dia, a tendência é de elevação gradual da temperatura durante a tarde, proporcionando um clima agradável e céu parcialmente aberto.

O cenário será semelhante em outros municípios do sudoeste goiano. Rio Verde deverá registrar temperaturas entre 13°C e 28°C, enquanto Mineiros terá mínima de 15°C e máxima de 29°C. Em Caiapônia e Doverlândia, os termômetros podem marcar 14°C ao amanhecer e alcançar até 30°C durante a tarde. Já Santa Helena de Goiás terá temperaturas variando entre 16°C e 29°C. Em todas essas cidades, o tempo permanece firme, sem previsão de chuva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No restante do estado, Goiânia e Itumbiara poderão atingir 30°C durante a tarde. Em Anápolis, a máxima prevista é de 27°C, enquanto Catalão deverá registrar até 28°C. Já o Norte goiano continua apresentando temperaturas mais elevadas, com máximas que podem chegar aos 36°C, embora também sem previsão de precipitações.

O boletim do CIMEHGO destaca que nenhum município goiano possui previsão de chuva nesta sexta-feira. Além disso, não há risco para tempestades em nenhuma das 246 cidades monitoradas. Apesar da estabilidade atmosférica, a estiagem continua avançando e exige atenção da população quanto ao uso consciente da água e à prevenção de queimadas.

Outro dado importante apresentado pelo órgão é que a região sudoeste de Goiás permanece há cerca de duas semanas sem registro de chuvas, cenário que contribui para a redução gradual da umidade do ar e dos níveis dos mananciais. O monitoramento hidrológico também mostra tendência de diminuição em diversos rios do estado em decorrência do período seco, embora a maioria ainda permaneça dentro da faixa considerada normal para esta época do ano.

Especialistas recomendam que a população mantenha cuidados com a saúde durante este período, reforçando a hidratação, evitando atividades físicas nos horários mais quentes e redobrando a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, que costumam ser mais afetadas pelas baixas temperaturas do amanhecer e pela redução da umidade do ar.

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.