Pós-graduada em nutrologia, a médica explica os benefícios da bebida e como o consumo contribui para a longevidade.

Quem quer ultrapassar os 100 anos sabe bem o que não deve tomar, a exemplo de refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas. Vale também descobrir o contrário, no caso, o que consumir para viver mais. De acordo com a médica da longevidade Elodia Ávila, um determinado chá tem propriedades capazes de retardar o envelhecimento celular.

Pós-graduada em nutrologia, adequação nutricional e manutenção da homeostase endócrina, Elodia ressalta que longevidade abrange não apenas a expectativa, mas também a qualidade de vida. “Dentre as bebidas mais estudadas nesse contexto, o chá verde se destaca como um dos mais potentes aliados da longevidade”, enfatiza.

A especialista menciona quanto à bebida ser “amplamente consumida em regiões conhecidas pela alta longevidade, como Okinawa, no Japão”. Professora de neurociências do Centro de Pesquisa e Análises Heráclito (CPAH), a médica salienta que o chá verde dispõe de uma base científica sólida sustentando os benefícios.

“Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (Jama) analisou mais de 40 mil adultos japoneses ao longo de 11 anos, e concluiu que aqueles que consumiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia tinham um risco 26% menor de mortalidade por doenças cardiovasculares e 16% menor de mortalidade por todas as causas”, cita Elodia.

Ativos presentes

A médica da longevidade pontua sobre a infusão apresentar compostos bioativos que ajudam a retardar o envelhecimento celular, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo, além de melhorar a função cognitiva. “O chá verde é rico em catequinas, um polifenol com alto poder antioxidante”, frisa.

“A principal catequina presente, a epigalocatequina-galato (EGCG), tem demonstrado benefícios da longevidade por reduzir inflamações crônicas; proteger contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson; e melhorar a função cardiovascular”, discorre a professora de neurociências.

Elodia Ávila acrescenta que o chá verde traz na composição a L-teanina, um aminoácido com capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica. Com base em pesquisas científicas, o composto presente na bebida promove o relaxamento sem causar sonolência, melhora a cognição e a resiliência ao estresse.

Outros benefícios da “bebida da longevidade”, conforme lista a médica

  • Melhora o metabolismo e a regulação do peso corporal.
  • Redução da resistência à insulina, ajudando na prevenção da diabetes tipo 2.
  • Proteção contra câncer devido à ação na modulação do crescimento celular e apoptose.

Por Marina Ferreira, Claudia Meireles
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?