A medida veda também a oferta de vagas e a abertura de novos polos de ensino à distância por instituições do Sistema Federal de Ensino.

Por meio de portaria assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e publicada no Diário Oficial da União no dia 06 de junho, o governo federal suspendeu a criação de cursos de graduação na modalidade à distância (EaD) até março de 2025.

Segundo a pasta, a decisão visa garantir uma expansão qualificada e planejada da modalidade, de modo a oferecer programas de excelência.

A medida veda também a oferta de vagas e a abertura de novos polos de ensino à distância por instituições do Sistema Federal de Ensino.

O MEC, em colaboração com especialistas e entidades educacionais, terá até 31 de dezembro deste ano para desenvolver novos padrões de qualidade para os cursos EaD, além de estabelecer um novo marco regulatório para sua oferta. A iniciativa, ainda de acordo com o ministério, busca alinhar o setor às demandas contemporâneas da educação.

Além disso, a portaria estabelece procedimentos transitórios para os processos regulatórios das instituições de ensino superior e dos cursos de graduação EaD. Enquanto alguns processos seguirão o fluxo regular, com avaliações conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), outros serão suspensos até a definição das novas normas regulatórias da educação superior à distância.

Em paralelo, o governo federal, por meio do MEC, vai destinar R$ 5,5 bilhões para a consolidação e expansão das universidades e hospitais universitários federais. Esses recursos, parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), financiarão a criação de dez novos campi universitários em diferentes regiões do país, além de melhorias na infraestrutura das instituições de ensino e saúde existentes.

Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?