Agronegócio Top Geral

Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, orienta sobre normas para movimentar caprinos e ovinos

Foto: Internet
O objetivo é impedir a difusão de doenças, garantir a integridade dos animais e salvaguardar a economia do Estado, especialmente pela prevenção e controle de doenças...

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa orienta produtores rurais, pecuaristas, transportadores, profissionais da medicina veterinária e demais pessoas que movimentam caprinos e ovinos sobre as normas legais e zoossanitárias que precisam ser seguidas. O objetivo é impedir a difusão de doenças, garantir a integridade dos animais e salvaguardar a economia do Estado, especialmente pela prevenção e controle de doenças.

Dentre as principais normas estão a obrigatoriedade da emissão de Guias de Trânsito Animal – GTAs e Notas Fiscais. No aspecto zoossanitário, é importante observar que para movimentar caprinos é exigido o exame negativo de Artrite Encefalite Caprina – CAE ou atestado sanitário, emitido por médico veterinário, da inexistência de sinais de CAE. Já para os ovinos, é necessário ter o exame negativo para Brucelose ou atestado sanitário, emitido por médico veterinário, da inexistência de sinais de Epididimite Ovina. Um roteiro elaborado pela Gerência de Fiscalização Animal da Agrodefesa traz orientações sobre a forma correta de movimentar os caprinos e ovinos.

Fonte: Portal Goiás
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Abrir conversa
Precisa de ajuda?