Agronegócio Cidades Jataí Rio Verde Top Destaque

Goiás registra safra histórica de milho

Foto: Maria Beatriz Ribeiro
Foram 12 milhões de toneladas colhidas em 2019, produção 33% maior que em 2018, segundo IBGE...

Goiás teve a maior produção de milho de sua história em 2019. Foram quase 12 milhões de toneladas colhidas, um incremento de 33% sobre a safra de 2018, segundo dados da Produção Agrícola Municipal, divulgada ontem pelo IBGE. O município de Rio Verde é o segundo maior produtor do grão no País, com uma produção de 2,3 milhões de toneladas, atrás apenas de Sorriso, no Mato Grosso. Mas os municípios goianos continuam sendo destaque nacional em várias culturas.

Topy
Topy

O bom desempenho da produção de milho foi resultado de um crescimento da área plantada, num ano com clima favorável, com chuvas regulares. O coordenador Institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), Leonardo Machado, informa que isso resultou num aumento de produtividade. “A safrinha e as exportações de milho estão crescendo junto com a cultura da soja”, destaca. Apesar de Sorriso ser o maior produtor nacional, Goiás tem uma produtividade melhor: 8.023 quilos por hectare.

O Estado também é um dos poucos que participam das duas safras anuais de milho. O IBGE situa Goiás como terceiro maior produtor do País, mas o analista de Mercado da Milhão Ingredientes, Ronaldo Fernandes, conta que consultorias do agronegócio colocam o Estado na vice-liderança, com uma produção de 15 milhões de toneladas. Até meados do ano passado, a Milhão processava cerca de 11 mil toneladas mensais de milho e, hoje, já são 18 mil toneladas mensais. “E não é o limite”, garante Fernandes.

Ele lembra que os produtores hoje investem muito em tecnologias, desde a produção de sementes, resultando numa produtividade crescente, o que eleva a produção até sem a necessidade de aumento de área. A empresa tem parceria para produção com cerca de 40 produtores, que produzem milho livre de transgênico. A tendência é de crescimento para atender a demanda interna por parte de indústrias de derivados de milho e também para fabricação de ração para a cadeia de proteína animal, que tem exportações crescentes no País.

Além disso, o câmbio é favorável à venda externa e há um aumento da demanda também para produção de etanol. “O Brasil abastece o mundo e Goiás abastece o Brasil. Estamos intensificando nossos recursos para fomentar os produtores e atender esta demanda, que cresce mais que a oferta”, informa o analista da Milhão. Segundo ele, o milho latino americano é cada vez mais procurado por ser o melhor do mundo.

Outras culturas

Mas Goiás também continuou sendo destaque em outras culturas em 2019, com produção crescente. O Estado é o maior produtor brasileiro de sorgo e os municípios goianos de Paraúna e Rio Verde são os primeiros no ranking. “É uma cultura com maior tolerância à seca. Em regiões com maior risco para o milho, o sorgo é uma boa opção”, lembra o coordenador do Ifag.

Em 2019, Goiás teve a maior produção de girassol de série histórica e conta com cinco municípios entre os 10 maiores produtores do País. Leonardo Machado ressalta que esta é uma cultura de segunda safra, que também cresce com o plantio da safrinha. Muitas empresas que produzem óleo de girassol fazem contrato antecipado com os produtores para o plantio prévio, como a Caramuru.

Goiás também é o Estado brasileiro que mais produz tomate no Brasil, sendo que os municípios de Cristalina e Morrinhos são os maiores produtores nacionais. O coordenador do Ifag lembra que o Estado abriga várias grandes indústrias que utilizam o tomate industrial como matéria-prima para seus produtos, o que tem impulsionado a produção. Cristalina também é o maior produtor brasileiro de cebola e o segundo de alho.

Além disso, Jataí e Rio Verde continuam entre os maiores produtores de soja do País. De acordo com o IBGE, o valor agrícola da produção goiana somou R$ 29,4 bilhões em 2019, o equivalente a 8,1% do nacional.

Fonte: O Popular
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Topy
Topy
Abrir conversa
Precisa de ajuda?