Goiás registra quase 19 mil mortes no trânsito em 10 anos e supera média nacional

Goiás registra quase 19 mil mortes no trânsito em 10 anos e supera média nacional

Goiás registrou 18.945 mortes no trânsito entre 2014 e 2024, segundo dados do Atlas da Violência divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número representa uma média de quase cinco vítimas fatais por dia nas ruas e rodovias do estado ao longo da última década.

Somente em 2024, foram contabilizadas 1.894 mortes em acidentes de transporte terrestre, o que representa um aumento de 14,3% em relação a 2023, quando houve 1.657 registros.

Os dados colocam Goiás acima da média nacional. Enquanto o Brasil apresentou taxa de 17,5 mortes por 100 mil habitantes em 2024, o estado registrou 25,8 óbitos por 100 mil habitantes, o sexto maior índice do país.

O levantamento também mostra que, entre 2014 e 2019, Goiás vinha apresentando queda gradual nas mortes no trânsito. Em 2014, foram registrados 2.148 óbitos, número que caiu para 1.470 em 2019. No entanto, a partir de 2020, os registros voltaram a crescer de forma consecutiva.

Em nível nacional, os motociclistas passaram a representar a maior parcela das vítimas fatais no trânsito, com 15.459 registros. Embora o levantamento não detalhe quantos desses casos ocorreram em Goiás, especialistas apontam que o aumento da frota de motocicletas, aliado a fatores como excesso de velocidade, consumo de álcool, imprudência e uso de celular ao volante, contribui para o crescimento dos acidentes.

O cenário se reflete em ocorrências recentes registradas em diferentes regiões do estado. Em Goiânia, no Setor Marista, João Gabriel de Siqueira Costa, de 18 anos, morreu após uma colisão logo após ser aprovado na prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motocicleta.

Segundo a Polícia Civil, o carro em que ele estava como passageiro teria avançado o sinal vermelho no cruzamento entre a Avenida T-9 e a Avenida Mutirão. O veículo colidiu com outro automóvel e, na sequência, foi atingido por uma caminhonete. O motorista do carro, de 20 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro caso ocorreu na GO-330, entre Orizona e Vianópolis, onde o técnico em agropecuária Felipe Félix Freitas, de 20 anos, morreu após a motocicleta que conduzia ser atingida na traseira por um carro. O motorista suspeito fugiu do local sem prestar socorro, e há indícios de que ele teria ingerido bebida alcoólica antes do acidente.

Já em Goianésia, Leonardo Xavier de Oliveira, de 18 anos, morreu após perder o controle da motocicleta e colidir contra uma árvore. Ele chegou a ser socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas sofreu uma parada cardiorrespiratória horas depois. Segundo o boletim de ocorrência, o jovem não possuía Carteira Nacional de Habilitação.

Além das mortes, os acidentes de trânsito deixam milhares de feridos todos os anos, muitos deles com sequelas permanentes. Diante do cenário, especialistas defendem o reforço na fiscalização, investimentos em infraestrutura e campanhas educativas como medidas essenciais para reduzir os índices.

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.