Goiás convoca população para se vacinar contra gripe em razão da chegada do frio

Goiás convoca população para se vacinar contra gripe em razão da chegada do frio

4 semanas atrás 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) convoca a população a se vacinar contra o vírus da Influenza, causador da gripe, durante o mês de julho. Isso porque, o vírus se dissemina com maior facilidade nesse período, em razão das baixas temperaturas e clima seco. Vale lembrar que, a partir dos seis meses de idade, toda a população pode tomar a vacina contra gripe no estado de forma gratuita.

Segundo especialistas, no inverno são comuns a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica. Todos esses fatores são preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas. Além disso, nos dias frios, as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de vírus.

A gripe é caracterizada por febre associada a coriza, tosse, dores musculares e de cabeça, e que pode evoluir para quadros graves, como pneumonia. Por isso, a imunização é necessária, principalmente, para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, que são considerados grupos de risco.

Em Goiás, a campanha de vacinação contra a Influenza teve início em 4 de abril, para grupos prioritários. No dia 25 de junho foi ampliada para todas as pessoas com seis meses ou mais. Segundo a SES, até o momento, o estado recebeu pouco mais de 2,4 milhões doses da vacina, das quais já aplicou 1.219.718 doses.

Porém, especialmente porque os casos de gripe devem aumentar pelas condições climáticas, o resultado da cobertura vacinal é considerado abaixo do esperado. Sendo assim, a pasta convoca as pessoas que ainda não se vacinaram a procurarem as salas de vacinação instaladas nos 246 municípios goianos.

Por Mariana Costa
Foto: Governo de Goiás
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br