Um cachorro, identificado como Lion, foi resgatado no dia 19 de dezembro de 2023 em Jataí, em estado crítico por uma aluna de Medicina Veterinária. O animal foi encontrado nas proximidades de um armazém de grãos localizado na BR, área de difícil acesso. O vigilante noturno do local, responsável pela observação do armazém, relatou que o cão aparecia esporadicamente no local, mas desapareceu por alguns dias antes de ser encontrado em condições alarmantes.
Ao ser localizado, Lion estava com uma ferida extensa no pescoço, infestado de miíase e apresentando um forte odor. Além disso, estava extremamente caquético e debilitado. Apesar do receio de se aproximar, o cão, faminto, se aproximou dos resgatadores quando alimento e água foram oferecidos. Inicialmente, desconfiado, ele aceitou a ajuda, permitindo seu resgate e acolhimento em um lar temporário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Levado a uma clínica veterinária, Lion foi diagnosticado com doença do carrapato, broncopatia, uma condição respiratória grave, e uma calcificação na pata traseira, resultado de uma fratura calcificada não tratada. O veterinário responsável pelo caso informou que a ferida causada pela infestação de miíase é extensa e o processo de cicatrização será longo e complicado, necessitando de uma cirurgia reconstrutiva para garantir a recuperação da pele e melhorar sua qualidade de vida.
Desde o início do tratamento, Lion tem mostrado melhorias significativas. Quando resgatado, pesava apenas 22 kg, e atualmente seu peso aumentou para cerca de 26 kg. Embora o tratamento para a doença do carrapato e broncopatia tenha sido concluído, a cirurgia reconstrutiva ainda não foi possível devido à falta de recursos financeiros.
Em parceria com a prefeitura de Jataí, Lion será castrado por meio de uma campanha de castração, mas a cirurgia necessária para reparar sua ferida e garantir sua recuperação plena continua sendo um desafio financeiro. Para ajudar a cobrir os custos, foi lançada uma rifa de R$ 10,00, que também oferece a chance de ganhar uma Airfryer. As contribuições com qualquer valor podem ser feitas via Pix no número 64 99904-1188 (Estevão Ludovico- Caixa Econômica).
O animal, que sofreu tanto, agora depende do apoio coletivo para garantir sua recuperação completa e um futuro mais saudável.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7