Leilão da Rota Agro, que passa por Goiás, recebe cinco propostas
O leilão da Rota Agro, que passa por Goiás e será disputado na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) nesta quinta-feira (14), recebeu cinco propostas. Participarão do certame a EPR, um consórcio da XP, a construtora VF Gomes, um consórcio formado por Way Brasil e Kinea, e a Azevedo e Travassos.
Segundo uma pessoa familiarizada com o tema ouvida pela Folha de São Paulo, a disputa irá a viva-voz, etapa em que os proponentes vão aumentando suas ofertas até chegarem ao valor final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O certame da Rota Agro, que liga Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT), prevê R$ 4,42 bilhões de Capex (investimentos em obras) e R$ 2,84 bilhões em Opex (custos de operação).
Na modelagem adotada nos leilões atuais, os interessados dão lances de desconto em relação à tarifa básica de pedágio, e o pagamento de aporte (caução) é necessário somente quando o corte na tarifa prometido é superior a 18%.
Depois desse patamar há a incidência de aporte de recursos, que vai inteiramente para a conta da concessão e é utilizado, por exemplo, na execução de obras não previstas.
A gestão Lula pretende realizar uma série de leilões de rodovias federais até o fim de 2025. Serão dez no total – quatro a mais do que nos primeiros sete meses do ano.
Os certames deste segundo semestre abrangem, sobretudo, novos projetos, mas há na carteira também otimizações de contratos estressados (concessões antigas que fracassaram e precisaram passar por repactuação). São os casos dos leilões de otimização da Autopista Fluminense (RJ), da Autopista Fernão Dias (MG e SP) e da Autopista Régis Bittencourt (SP e PR).
Veja quais rodovias federais serão concedidas nos próximos meses
*Investimentos em obras
**Custos de operação
Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: