O presidente do Sindicato Rural de Jataí, Vítor Gaiardo, juntamente com outros produtores jataienses marcarão presença na reunião representando nossa cidade

Na manhã de hoje (25), o passivo do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e o endividamento agrícola serão discutidos na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Por quase uma década, o Supremo Tribunal Federal disse que o Funrural era inconstitucional e não precisava ser recolhido. Em 2017, no entanto, o Supremo julgou o mesmo como válido, causando uma reviravolta em relação a seu entendimento anterior e surpreendendo a todos.

No mesmo ano da decisão do STF, o Governo editou uma lei (Lei 13.606/2018) que instituía um parcelamento com perdão de juros e multas, como forma de abrandar os efeitos desta sobre os produtores. A adesão, porém, foi pequena e as dívidas foram mantidas.

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que propôs o debate, é autor do Projeto de Lei 9252/17, que disciplina o perdão de dívidas do Funrural. O texto aguarda votação no Plenário da Câmara.

Goergen ressalta ainda que a indefinição sobre o assunto está gerando problemas no acesso aos recursos do Plano Safra, em razão da falta de certidões negativas.

Leonardo Amaral, advogado, procurador e consultor tributário jataiense, acredita ser necessário que o Governo Federal priorize a aprovação do PL 9252/2017, que estabelece a remissão do passivo do FUNRURAL, como forma de solucionar o problema e evitar mais complicação para este segmento.

Leia mais: A urgência na aprovação da remissão do passivo do FUNRURAL  e Recebeu cobrança de FUNRURAL? Não cometa erros!

Foram convidados para discutir o assunto na Câmara, entre outros, representantes do Ministério da Economia; Ministério da Agricultura; Receita Federal do Brasil; Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal (CEF); e Banco Central.

Além disso, de acordo com as redes sociais do Sindicato Rural de Jataí, o presidente do sindicato, Vítor Gaiardo, juntamente com outros produtores jataienses estarão presentes na reunião, que começará às 10 horas, representando nossa cidade.

Larissa Pedriel
Foto Capa: Arquivo Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE