Foto: Agência Espacial Europeia (ESA)

'Paralisação' do núcleo interno da Terra pode gerar uma pequena diminuição na duração de um dia. Sismólogos Yang e Song, da Universidade de Pequim, ficaram surpresos com resultados da pesquisa.
O campo magnético é gerado por eletricidade que resulta no movimento de correntes de convecção de ferro fundido no núcleo externo da Terra — Foto: Science Photo Library

O núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o próprio planeta. É o que aponta um estudo feito a partir de dados de terremotos, realizado por Yi Yang e Xiaodong Song, sismólogos da Universidade de Pequim. O artigo científico foi publicado pela revista “Nature Geoscience”, e o resultado foi uma surpresa para os próprios autores. A dupla de pesquisadores estuda o fenômeno desde 1995.

“Ficamos bastante surpresos”, afirmaram Yang e Song na Nature.

  • A ‘paralisação’ do núcleo interno da Terra pode afetar a forma como o nosso planeta ‘funciona’.
  • O artigo publicado na Nature explica que, na verdade, o núcleo costumava girar mais rápido do que a Terra em si e, em algum momento das últimas décadas (possivelmente em 2009), teria passado a acompanhar o movimento natural do planeta.
  • A descoberta implicaria em mudanças nos campos gravitacionais e magnéticos da Terra e poderia ter consequências geofísicas mais amplas, como a alteração na duração de um dia completo em algumas frações de segundo.
  • Isso porque a duração de um dia está diretamente ligada ao movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo (que dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimo de segundo).
  • E, caso confirmada, a mudança na forma como o núcleo gira poderia estar impactando no movimento de rotação em si e, consequentemente, na duração de um dia.
  • Outras possíveis alterações seriam em relação ao nível do mar e à temperatura da Terra.

Em entrevista ao jornal espanhol “El País”, Song, um dos autores do estudo, explica: “Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança [na forma como o núcleo gira]”.

“A alteração na rotação também pode modificar o campo gravitacional como um todo e causar deformações na superfície, o que alteraria também o nível do mar e, por sua vez, a temperatura global do planeta”, continua.

De qualquer forma, os potenciais impactos precisam de mais tempo para serem devidamente avaliados. “Só temos que esperar”, ponderou John Vidale, sismólogo da Universidade da Carolina do Sul, em entrevista à Nature.

De acordo com a publicação, os resultados da pesquisa podem ajudar ainda a desvendar alguns mistérios, como o papel que o núcleo interno desempenha na manutenção do campo magnético do planeta.

Como é o núcleo da Terra?

O núcleo do planeta é uma “esfera” de ferro que fica a 5.000 quilômetros de profundidade e tem cerca de 7.000 quilômetros de largura.

Ele é composto por duas camadas: o núcleo interno, que é um centro sólido feito principalmente de ferro; e o núcleo externo, que é uma “casca” composta por ferro líquido e outros elementos.

O núcleo externo separa o núcleo interno, de 2.400 quilômetros de largura, do restante do planeta. Era este isolamento que permitia que o núcleo interno pudesse rodar em um ritmo próprio.

Por g1
Foto: Agência Espacial Europeia (ESA)
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

23 thoughts on “Estudo aponta que núcleo da Terra ‘freou’ e pode afetar duração dos dias, nível do mar e temperatura global; entenda

    1. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

      Mateus 24:22

  1. Esse separação entre o núcleo interno e 9 núcleo externo com essa largura de 2.400 km. Que gostaria fosse explicado em um suposto desenho .É possível e obrigado pela atenção!

    1. Kkk essa mudança e um fenômeno que ocorre a cada 10 anos , ou seja se vc tem 50 anos já viveu 5 mudanças de ritmo só núcleo, jesus não tem nada a ver com isso

  2. Esse fenômeno ocorre de 10 em 10 anos
    Ou seja não é novidade e muito menos motivo de alarde ,
    Se você tem hoje 40 anos já viveu 4 mudanças do sentido do núcleo
    Podem apagar as velas , jesus ainda tá de boas no paraíso

  3. Quanto mileniarismo e besteira desses crentes.A terra sempre passou por mudancas radicais e os humanos foram destruidos. Arrepedam se de suas maldades contra natureza. Ela e Deus

  4. Bom dia, esse fenômeno não é tão normal assim. Muda tudo, inclusive as frequências shummam que terão uma alteração considerável. Afetará também a Vida humana, animal, sintomas como coração acelerado, taquicardias, dor de cabeça, enjoo, irritabilidade etc. Porém isso já acontece com bastante frequência, mas dessa vez, mexeu com o núcleo da Terra. Para começar a evitar os sintomas, pratique meditação, relaxamento, alimentação saudável, cuide do corpo e mente, procure sempre estar em contato com a terra, coloque os pés no chão, seja grato sempre. Ah, isso não tem muito a ver com apocalipse, pelo menos por enquanto.

    Abraços

    @renato.neves

  5. Concordo plenamente a palavra de Deus. Não volta para trás nos tempos de noé foi assim criticavam e zombavam. Não vi perceberam. Quando veio o dilúvio e matou a todos. Jesus disse para ficarmos atentos com. Tudo. Hora vem. Senhor Jesus. Prepara-te procure uma igreja evangélica e aceitem a jesus esses que criticam. Como. Seu salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE