Agronegócio Top Geral

Fazenda Conectada apresenta soluções desenvolvidas por startups do agro

Durante a feira, está sendo apresentado também o projeto Vaquinha do Campo, plataforma online de captação de recursos para projetos inovadores, de startups, empreendedores já consolidados no mercado e até de produtores rurais

Uma das novidades da Tecnoshow Comigo 2019 é um espaço voltado para empresas nascentes de tecnologia, as chamadas startups, que neste caso estão voltadas ao agronegócio. Trata-se do pavilhão “Fazenda Conectada”, que reúne, nesta primeira edição, seis empresas de tecnologia e startups ligadas ao setor produtivo, também conhecidas como Agtechs. As inovações propostas por essas empresas vão de softwares para gestão rural até aplicativos que auxiliam na otimização de irrigação e pulverização de defensivos agrícolas. Com entrada franca, estas novidades estarão disponíveis ao produtor rural durante os cinco dias de feira. Serão apresentados os modelos de negócios com explicações técnicas e práticas sobre sua utilização e possibilidades de atuação dentro das propriedades rurais e empreendimentos agropecuários.

Conheça algumas dessas inovações:

Aegro

A Aegro, empresa desenvolvedora de software de gestão agrícola, apresenta ao produtor, durante a Tecnoshow Comigo 2019, uma nova ferramenta para monitoramento de pragas na lavoura. O sistema permite controlar, de forma precisa e eficaz, os insetos-pragas que estão atacando a plantação e indica quando há possibilidade de danos econômicos ao produtor. O trabalho é feito a partir do smartphone e do computador. A ferramenta disponibiliza planos de monitoramento diversos (ponto a ponto, pano de batida, etc.) e níveis de controle diferenciados por praga. Com base nas informações obtidas pelo produtor no campo, há a indicação de quando fazer a aplicação de defensivos, por exemplo. O produtor rural também tem possibilidade de comparar os resultados antes e depois de uma aplicação e gerar relatórios por áreas específicas da fazenda. Desta forma, pode saber qual a média de infestação de pragas, qual o nível de controle e a severidade do ataque específicos naquele ponto da lavoura.

AirScout Brasil

A AirScout Brasil ttraz os benefícios da utilização do monitoramento agrícola por imagens em alta resolução durante a safra, para tomadas de decisões assertivas e antecipadas. A agtech deverá apresentar, juntamente com o Instituto Federal Goiano, a utilização de inteligência artificial para detecção de Nematoides na soja. Por meio de tecnologia própria de monitoramento, que utiliza aeronaves tripuladas, é possível realizar monitoramento de grandes áreas e a utilização de uma câmera termal permite detectar situações de stress de forma antecipada.

Siacon

A Siacon Consultoria em Software traz uma maquete que simula um pátio automatizado de pesagem de caminhões. A empresa mostra seus softwares de gestão de estoques para armazéns gerais, automação de pátio e pesagens e gestão logística (gestão de cadência e agendamento de carga e descarga). Durante a feira, também será lançado um controle dos dispositivos da automação através de dispositivos móveis para balanças, cancelas e semáforos. Os softwares apresentam em seu leque de soluções para armazéns gerais agendamento da chegada do caminhão no armazém para carga ou descarga, selecionando uma janela de horário disponível; recepção automática deste caminhão sem necessidade de interação humana; pesagem automática deste caminhão sem necessidade de intervenção humana; classificação do grão (soja/milho ou sorgo); descarga do grão; segunda pesagem automática do caminhão sem necessidade de intervenção humana; consulta do saldo dos clientes do armazém através de dispositivos móveis (tablets e celulares); e controle dos dispositivos da automação através de dispositivo móvel (tablete ou celular).

Esteio

A Esteio é um software de controle zootécnico destinado a fazendas pecuaristas, que auxilia proprietários e principalmente os profissionais ligados a pecuária na gestão do gado leiteiro. A ideia do app é oferecer ao proprietário a gestão do rebanho em todas as frentes, desde o período reprodutivo ao produtivo, passando pelo controle sanitário, despesas e custos e fluxo de caixa, com foco na redução total de prejuízos.

AgroAjuda

O aplicativo AgroAjuda foi desenvolvido por alunos da Faculdade UNA, em Jataí, durante suas atividades acadêmicas. Trata-se de uma ferramenta, com múltiplas funcionalidades, tendo como base um banco de imagens de pragas, doenças e de ervas daninhas, servindo como referencial para auxiliar o produtor no seu dia a dia. Além disso, por meio do aplicativo é possível pesquisar nomes de produtos químicos, princípios ativos e doses recomendadas para aplicação nas culturas da soja e do milho. O AgroaAjuda é prático e funciona até sem conexão com a internet, o que facilita o trabalho do produtor e do agrônomo no campo a qualquer momento.

Siagri

Durante a feira, a Siagri realizará o pré-lançamento do novo software MyFarm, destinado a produtores rurais que desejam informatizar a gestão de sua propriedade. O sistema, que pode ser acessado pela internet ou smartphone do produtor, é prático e possui funções como controle de estoque e financeiro, acompanhamento das atividades agrícolas da fazenda por meio de mapas, gestão de maquinário e resultados da safra, entre outras. Além do novo software, a Siagri traz para a Tecnoshow o Agrimanager, completo para a gestão da produção de grãos, beneficiamento de sementes e algodão; e sua solução online de receituário agronômico, que já está preparada para integração com outros ERPs (sistemas de gestão empresarial).

Vaquinha do Campo

o Instituto Para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e a empresa Descompli.ca Comunicação Digital Digital resolveram formalizar um Termo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização do projeto Vaquinha do Campo, plataforma online de captação de recursos para projetos inovadores, de startups, empreendedores já consolidados no mercado e até de produtores rurais. Trata-se do chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo. Nesse caso, um projeto específico para atender às demandas da agropecuária brasileira. A Descompli.ca ficará por conta de finalizar e manter a plataforma online e o Ifag será responsável pela curadoria, aprovação, acompanhamento e validação da prestação de contas das empresas beneficiadas no projeto. A primeira iniciativa é a participação na Tecnoshow Comigo 2019, onde o projeto será apresentado e novas ideias de projetos poderão ser cadastrados na plataforma.

Etapas

1º Passo – Qualquer pessoa com boa ideia pode cadastrar iniciativas no site Vaquinha do Campo. É só clicar em ‘Inscrever seu projeto e preencher o cadastro’.

2º Passo – As inscrições serão avaliadas por um conselho de especialistas, que podem validar ou não o projeto e pedir esclarecimentos ou adaptações.

3º Passo – Caso a iniciativa seja escolhida, o link para a contribuição será gerado e o dinheiro arrecadado será transferido para a conta do projeto.

Mais informações: (62) 3241-5252

Enquete:

O Panorama quer saber a sua opinião: Educação sexual nas escolas de Jataí. Você é contra ou a favor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...