O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é a principal forma de ingresso na maioria das universidades públicas e privadas do país atualmente. É uma prova que mede os conhecimentos do aluno sobre todos os conteúdos vistos no ensino médio e também assuntos atuais.
Por conta disso, boa dedicação, preparo, estudo e disciplina são necessários para conseguir um resultado satisfatório no Enem, que neste ano será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.
Um dos pontos críticos da prova é a redação, que acontece no segundo dia juntamente com as provas de Linguagens e Matemática. A redação é importante porque a maior parte dos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior exige que o candidato tenha nota superior a zero neste quesito. Ou seja, caso você zerar nesta prova, não terá como participar de programas como Sisu, ProUni e FIES. Além disso, a nota da redação é o primeiro quesito utilizado em casos de empate na disputa por vagas.
Por conta dessa importância, o candidato deve estar preparado, seguro e atento sobre assuntos que podem ser utilizados como tema da prova de redação. Geralmente, este tema relaciona-se com fatos atuais do Brasil ou do mundo e por isso, é fundamental que o candidato esteja bem informado, lendo jornais, revistas, sites e telejornais.
Outro ponto que pode fazer a diferença é a leitura. Dedicar um tempo lendo melhorará o vocabulário e a forma como se produz um texto. É importante ler de tudo um pouco já que assim, além de adquirir novos conhecimentos, o candidato estará mais apto a escrever a redação, cometendo menos erros e melhorando a argumentação.
Por fim, analisar as últimas edições da redação do Enem também é uma atitude interessante, já que é uma forma de treinar com os temas da própria prova, se familiarizando com todo o contexto, além de adquirir mais segurança no momento de escrever. Ressaltando que são avaliados na redação os seguintes quesitos:
- – Obedecer à norma culta da Língua Portuguesa;
- – Escrever dentro do tema proposto;
- – Organizar as ideias de forma lógica;
- – Apresentar uma boa argumentação;
- – Sugerir uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa