Foto: Divulgação

Durante todo o processo o animal foi alimentado com ração produzida no próprio município

A vaquinha, chamada carinhosamente de Extraordinária, foi campeã nacional pela quantidade de leite produzida ao ano. A média do animal é de 15.700 kg por ano, algo que dá em torno de 43 kg/ dia.

Extraordinária é filha de Máxima, outra vaca de alto desempenho e também campeã nacional. Em sua última pesagem nesta terça-feira, 09, havia obtido o número de mais de 36 kg de leite. É um animal de grande produtividade e resistência.

Segundo José Reinaldo , produtor leiteiro e dono do animal, a produção persistente é o  diferencial da vaca, haja vista, que produzir em grande escala é fácil mas o que gera dificuldade é fazê-lo na mesma quantidade e continuamente.

Durante o processo, Extraordinária foi totalmente alimentada com ração feita no município de Jataí, produzida pela Coparpa, uma cooperativa daqui da região.

José Reinaldo elencou ainda sobre a queda na venda do leite e o fato de países do Mercosul, como Paraguai e Uruguai comercializem aqui leites inferiores, na categoria B. Disse que a nossa produção é de alta qualidade e que pode competir tranquilamente com leites oriundos, por exemplo, da Nova Zelândia.

O objetivo agora é de que a vaquinha fique prenha e possam aspirá-la para uma nova geração.

Carolina Craveiro Carvalho
Foto Capa: Divulgação
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE