
O Exército Brasileiro emitiu um alerta à população sobre a circulação de anúncios patrocinados falsos nas redes sociais, especialmente no Instagram, que simulam a abertura de processos seletivos oficiais. As publicações fraudulentas oferecem promessas de facilidades no ingresso, solicitam o preenchimento de cadastros em sites não oficiais e, em alguns casos, até exigem pagamentos indevidos, caracterizando tentativa de golpe.
A instituição reforça que todas as informações relativas a processos seletivos são divulgadas exclusivamente por canais oficiais. Na área do Distrito Federal e entorno, a fonte confiável é a 11ª Região Militar, cujo site institucional é: https://www.11rm.eb.mil.br.
A população é orientada a não fornecer dados pessoais nem realizar qualquer tipo de pagamento em páginas de procedência duvidosa. A verificação da veracidade das informações deve ser feita sempre por meio dos canais oficiais do Exército Brasileiro ou diretamente nas organizações militares mais próximas.
O alerta tem respaldo legal. Conforme determina a Portaria nº 1.024 – DGP, de 29 de agosto de 2022, é obrigatória a divulgação de processos seletivos somente por meios oficiais. A divulgação por terceiros, sem autorização institucional, pode configurar crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro.
Diante do aumento de golpes digitais, o Exército recomenda atenção redobrada a conteúdos promovidos nas redes sociais e reforça seu compromisso com a transparência e a segurança dos cidadãos.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Eu fiz a inscrição, mas não paguei. Fiquei com a pulga atrás da orelha, porque geralmente os processos seletivos dão a opção do candidato fazer o pagamento por outros meios que não seja o pix. Eu só pude concluir que era um golpe depois de quase efetuar o pagamento. Agora eu tô com medo dos meus dados serem usados em coisas erradas.